Mais um gato no futebol - Emerson do Sertãozinho

Emerson jogava no Touro com o nome de irmão

Agência Estado

Mais um gato apareceu no futebol brasileiro. Desta vez foi no Sertãozinho. O volante Emerson, que defendeu o clube na Série A-1 do Campeonato Paulista, na verdade chama-se Darci (nome do irmão) e é quase dois anos mais velho - o jogador tem 31 anos e o irmão fará 30.

O volante, que usava o nome falso desde 1994, apresentou-se na última quinta-feira ao 6.º DP de Ribeirão Preto, para explicar o caso. Nesta sexta, Darci prestou novo depoimento. Os documentos dele e do irmão foram apreendidos. Darci e Emerson foram indiciados por falsidade ideológica. A troca de documentos teria ocorrido para fugir das ameaças de um traficante - ele teria sido ameaçado de morte. A farsa não era apenas no futebol. Até a namorada de Darci desconhecia a falsa identidade.

Emerson marcou dois gols pelo Sertãozinho no Paulistão.

Gazeta de Ribeirão

América vai à Justiça para continuar na A-1
Sertãozinho pode ser punido com perda de pontos por jogador ter utilizado nome do irmão para atuar na competição
Divulgação
Atacante Pedro Henrique, que ainda está vinculado ao time rio-pretense: venda do atleta é maneira para minimizar crise

O América vai tentar reverter o rebaixamento do Paulistão para a Série A-2 nos tribunais. O jogador Darci revelou para a polícia que atuou com a identidade de seu irmão Emerson na competição estadual deste ano pelo Sertãozinho.

O uso caracterizaria falsidade ideológica e o Sertãozinho, que escapou da queda na última rodada, pode ser punido, segundo solicitação americana, com a perda dos pontos e cair à A-2.

Marcos Ferreira, assessor do clube, afirma que a diretoria já consulta advogados para tentar pedir a punição do Sertãozinho, beneficiando no caso o América, que acabou na 17ª colocação, entre 20 participantes.

O clube americano só ganharia a vaga se o Tribunal da Federação Paulista de Futebol decidir que o Sertãozinho teve alguma responsabilidade no caso.

Enquanto isso, a diretoria procura fazer um planejamento para tentar minimizar os problemas financeiros do clube, conseguindo recursos para fechar o ano.

Uma das soluções é negociar jogadores, como o zagueiro Matheus, o meia Jeferson e o atacante Pedro Henrique, que ainda estão vinculados ao clube.
Jornal Bom Dia (São José do Rio Preto)