Campinas, 13 de Abril - Mundialmente conhecida por seu macarrão instantâneo, a empresa japonesa Nissin Food Products vem apostando numa nova forma de promover seus produtos: pequenos adesivos afixados individualmente em ovos trazem receitas que utilizam o “Nissin Miojo” (como é conhecido o macarrão instantâneo no Brasil) e ovos.
Cada japonês consome, em média, pouco mais de 300 ovos por ano e, diariamente, cerca de 53 milhões de ovos são comercializados em todo o país. Atenta a esse elevado consumo, a Associação Japonesa dos Produtores de Ovos passou a desenvolver um trabalho conjunto com uma empresa de relações públicas de Tóquio, procurando demonstrar ao setor publicitário que o ovo pode ser um dinâmico veículo de propaganda. A Nissin foi uma das empresas que abraçou a idéia.
A utilização do ovo como mídia de propaganda comercial não chega a ser novidade (vide, a propósito, “O ovo tem nova finalidade: veículo de publicidade”) e, hoje, ovos com anúncios estampados na casca são comuns nos EUA e em outros países. O Japão apenas segue o mesmo caminho, mas com uma variante: enquanto nos demais países a “propaganda in ovo” é efetuada através da impressão direta das mensagens publicitárias na casca do produto (através da tecnologia “jato de tinta” ou, mesmo, “laser”), entre os japoneses ela é realizada por meio de adesivos colados na casca.
Isso ocorre porque, antes de “adotar” o novo veículo, os japoneses efetuaram uma pesquisa entre os consumidores. E descobriram que a impressão diretamente na casca causava certo desconforto. Daí a gravação direta ter sido substituída por adesivos.
Fonte: AviSite