Divisão de licenciamento do estúdio de Hollywood comercializará a marca do SPFC no Brasil e no Japão
Ruy Barata Neto
11/04 - 11:43
A Warner Brothers Consumer Products (WBCP), braço de licenciamento de marcas do conhecido estúdio de Hollywood, passa a ser responsável pela comercialização da marca do São Paulo Futebol Clube no Brasil e no Japão. O acordo, anunciado nesta quarta-feira, 11, concede à WBCP direitos de escolher os fabricantes de produtos que levarão a marca do clube estampada. O time e a empresa lucrarão com royalties sobre a venda dos itens no varejo.
De acordo com o vice-presidente da WBCP, Salvador Viramontes, a meta é que até o final do ano devam ser fabricados produtos que vão desde artigos de vestuários até brinquedos para crianças com a marca do clube. “Nossa proposta é ter um portifólio que vá além de produtos esportivos dirigidos aos torcedores fanáticos”, afirma Viramontes que considera, por exemplo, a criação de itens para adolescentes que não são tão apaixonados por futebol, mas que têm simpatia pelo clube. Outra proposta da Warner é criar produtos do São Paulo relacionados também com os personagens dos Looney Tunes, como o Pernalonga e sua turma.
A Warner do Brasil conta com uma equipe de criação e design para oferecer novas propostas do uso da marca. Exemplos neste sentido acontecem no exterior. O clube italiano Milan, também licenciado pela WBCP, possui o preto e o vermelho como cores fundamentais mas alguns produtos, para atingir diferentes segmentos de consumidores, chegaram a ser produzidos com outros tons sem que houvesse a perda de identidade da marca. O próprio ’Milanelo’, mascote do clube que é caracterizado por um diabinho, ganhou um ar mais amigável para figurar em produtos para segmentos não tão ligados ao futebol.
Além do Milan, a WBCP possui direitos de licenciamentos das marcas de Barcelona, Manchester, Paris Saint-German e Juventus, maiores dos clubes europeus. Em paralelo também trabalha com a Eurocopa 2008 (campeonato europeu de seleções) e Liga dos Campeões da UEFA (Champions League).
Segundo Viramontes, mesmo tendo os clubes e torneios citados como acordos fundamentais de licenciamento no mundo, a estratégia de crescimento da WBCP se dá nos mercados regionais para ganhar em volume de comercialização de produtos em grandes países. Não é à toa que na América Latina a WBCP já representa as marcas do América, do México, e da própria seleção deste país. “Com o licenciamento da marca do São Paulo passamos a ser, sem sombra de dúvida, a líderes neste mercado dentro das Américas”, afirma Viramontes.
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