O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Oswaldo Cruz Franco, admitiu, nesta quinta-feira, que houve falha no atendimento de Cláudia Fernanda Maranhão Silva, 27 anos, que deu à luz sem saber que estava grávida. "Houve falha dos dois lados. O erro do médico foi preocupar-se somente com o problema da obesidade, mas a mulher não se queixou de gravidez, por isso não foi encaminhada para o ginecologista. Faltou auto-observação da paciente", afirmou.
Segundo o secretário, apesar de Cláudia ter passado sete vezes pelo posto de saúde, o médico que a atendeu não pode ser responsabilizado por não ter verificado a possibilidade dela estar grávida. "O médico poderia, mas não era atribuição dele fazer um exame completo, até mesmo porque o sistema não permite", disse o secretário.
"Uma pessoa que já tem três filhos precisaria de um planejamento familiar. O médico não pode adivinhar que uma paciente está grávida", completou.
Franco afirmou ainda que a secretaria tomará as providências necessárias para zelar pela saúde de Cláudia e da menina recém-nascida. "Nós esperamos que ela, de posse das informações, receba os serviços necessários", disse.
Sobre a posição da Secretaria de Saúde em relação ao ocorrido, Franco não vê necessidade de realizar punições. "Neste caso não compete nenhuma medida punitiva, muito menos ao médico, que por sinal é um clínico muito competente", conclui o secretário.
A desempregada Cláudia Fernanda Maranhão Silva, que não imaginava que estava grávida, deu à luz uma menina no banheiro de casa, na manhã de ontem, em Ribeirão Preto. Há uma semana, ela teria ido a um posto de saúde próximo de sua casa para fazer exames. Segundo a mulher, o teste de gravidez teria dado resultado negativo.
"Faltou auto-observação da paciente", disse secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Oswaldo Cruz Franco
- Espaço Buffet Mooca-SPCasamentos, Debutantes somente SP Veja as Fotos de Nossos Trabalhos!www.BuffetTulipas.com.br
- Passagem para BaliApenas $1845,00 em 5x sem juros Saída de diversas cidades do Brasilwww.timebrazil.com.br
- Speedy Telefônica -OfertaBanda Larga 1 Mês Grátis, Modem sem Custo. Somente Est SP 0800 722 1015AssistenteDigital.com.br/Speedy