Por Risa Maeda
TÓQUIO (Reuters) - A Mitsubishi Corp., maior trading do Japão, e a Kirin Brewery Co. Ltd., segunda maior cervejaria do país, irão participar de um projeto de etanol patrocinado pelo governo e construirão uma unidade produtora na ilha de Hokkaido.
Um consórcio formado pelas duas empresas e a Japan Chemical Engineering & Machinery Co. Ltd. ganhou uma concessão para construir uma usina, num projeto avaliado em 48,5 milhões de dólares, informou a Mitsubishi na terça-feira.
Um porta-voz da empresa afirmou que o etanol no mercado doméstico é uma das áreas de maior interesse da Mitsubishi, que desde março tem um acordo com o grupo brasileiro São Martinho.
Pela parceria, a trading japonesa assumiu 10 por cento de uma usina em construção em Goiás do grupo e receberá, pelo prazo de 30 anos, 30 por cento do álcool produzido na unidade.
O governo japonês tem promovido o uso de combustíveis não-fósseis para combater a mudança climática. Em maio, o Ministério da Agricultura disse que elevaria a produção local de etanol para 31 milhões de litros por ano ao subsidiar três grupos regionais, incluindo este projeto.
Um sindicato de produtores da região onde a usina ficará informou que o governo deve assumir metade dos custos de instalação da usina.
A construção vai começar em outubro, com a produção sendo iniciada em março de 2009, disse a Mitsubishi. A unidade deverá produzir 15 milhões de litros de etanol por ano a partir de beterraba e trigo de baixa qualidade colhido nas proximidades.
A Kirin, que deverá fornecer tecnologia na área de fermentação, segue os passos de concorrentes como a Asahi Breweries Ltd., maior cervejaria do Japão, que tem uma unidade patrocinada pelo governo para produzir etanol de cana-de-açúcar na ilha Ie.
A Sapporo Holdings Ltd., em uma joint-venture com quatro outras empresas, opera uma usina em Osaka, usando resíduos de madeira de construção como matéria-prima.
Mas as unidades construídas até agora e as previstas são pequenas quando comparadas com a capacidade anual de 50 milhões a 500 milhões de litros de uma planta norte-americana.
O Japão é o segundo maior consumidor de gasolina, demandando cerca de 60 bilhões de litros/ano, e é quase que totalmente dependente de petróleo importado. No ano passado produziu apenas 30 mil litros de etanol em usinas subsidiadas pelo governo.
- Varig Linhas AéreasPassagem por R$79. Vários destinos. Tarifas Web. Promoção Exclusiva.SubmarinoViagens.com.br/VARIG
- Passagem para BaliApenas $1845,00 em 5x sem juros Saída de diversas cidades do Brasilwww.timebrazil.com.br