Espanha, Brasil, França, Japão, Itália Holanda, Polónia e Reino Unido contam, a partir de hoje, com os seus próprios sites nacionais, com tradução para o idioma do país, quer na página inicial, quer nas funções de pesquisa.
Os fundadores do YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, apresentaram em Paris esta iniciativa, destinada a aumentar a presença internacional da empresa e a sua quota de mercado, com a intenção de incrementar o número de associados que pretendam colaborar com o site, bem como o número de utilizadores.
O YouTube pretende aproximar-se mais das características dos utilizadores de cada país, na sua grande maioria mais interessados nos vídeos dos seus conterrâneos do que nos vídeos oriundos de outros países.
Actualmente, o site de intercâmbio de vídeos conta com 150 associados de diversas áreas, como agências noticiosas, cadeias de televisão, clubes desportivos e organizações cívicas.
A BBC, a RAI, o FC Barcelona, o Greenpeace ou os Médicos do Mundo fazem parte das entidades que introduzem conteúdos no YouTube.
Os fundadores esperam agora que o número de associados aumente com esta iniciativa.
Chad Hurley e Steve Chen lançaram o YouTube em 2005 para difusão dos seus próprios vídeos.
Actualmente, são inseridas a nível mundial pelos utilizadores seis horas de novos conteúdos a cada minuto que resultam em milhões de vídeos armazenados.
«Queremos entreter e informar o mundo com os nossos vídeos», afirmou Chad Hurley, destacando que já há acordos com sociedades de gestão de direitos para respeitar a propriedade intelectual.
Actualmente, metade do tráfego do site é efectuado por utilizadores fora dos Estados Unidos, um factor que impulsionou a criação dos sites nacionais.
Diário Digital / Lusa- Varig Linhas AéreasPassagem por R$79. Vários destinos. Tarifas Web. Promoção Exclusiva.SubmarinoViagens.com.br/VARIG
- Passagem para BaliApenas $1845,00 em 5x sem juros Saída de diversas cidades do Brasilwww.timebrazil.com.br