Mulher recupera fertilidade após transplante de tecido do ovário

              Uma mulher que havia se tornado estéril após um tratamento com radioterapia voltou a ser fértil depois de passar por um transplante de tecido do ovário doado por sua irmã, anunciou nesta terça-feira o ginecologista belga Jacques Donnez.                 Foto:/AFPUma mulher que havia se tornado estéril após um tratamento com radioterapia voltou a ser fértil depois de passar por um transplante de tecido do ovário doado por sua irmã, anunciou nesta terça-feira o ginecologista belga Jacques Donnez. Foto:/AFP

BRUXELAS (AFP) - Uma mulher que havia se tornado estéril após um tratamento com radioterapia voltou a ser fértil depois de passar por um transplante de tecido do ovário doado por sua irmã, anunciou nesta terça-feira o ginecologista belga Jacques Donnez.

"Até hoje, mais de um ano depois do trasplante, a paciente continua tendo seus períodos menstruais de forma regular. A função de seus ovários foi restaurada, assim como suas chances de conceber naturalmente", informou o médico através de um comunicado. Jacques Donnez é chefe do setor de ginecologia e andrologia da clínica Saint-Luc, em Bruxelas.

Em 2005, o médico americano Sherman Silber, do hospital Saint Luke de Saint-Louis (Missouri), havia publicado resultados de transplantes de tecidos de ovário entre irmãs gêmeas idênticas, o que elimina os riscos de rejeição.

Na ocasião, o tecido transplantado no ovário atrofiado veio de uma irmã que não é gêmea mas era considerada compatível do ponto de vista leucocitário da receptora.

"Não houve rejeição ao transplante, apesar da ausência de um tratamento imunossupressor. Seis meses mais tarde, voltaram todas as funções normais (secreções de hormônios)", explicou o professor Donnez.

Após uma tentativa de fecundação in vitro, dois óvulos foram extraídos e fecundados por injeção de um espermatozóide, com o qual foram obtidos dois embriões.

A paciente de 35 anos que recebeu o transplante havia se tornado estéril aos 18 anos depois de passar por uma radioterapia. Na mesma época foi submetida também à quimioterapia e recebeu um transplante de médula óssea de sua irmã.

O anúncio foi objeto de uma publicação prévia na revista científica Human Reproduction.

A equipe do professor Donnez, ligada à Universidade Católica de Lovaina (UCL), já tinha conseguido um feito inédito em 2004 com o nascimento de Tamara, primeiro bebê gerado com o transplante de tecido de ovário retirado por precaução de sua mãe e congelado antes que a mulher fosse submetida a uma quimioterapia.

A imagem “http://br.i1.yimg.com/us.yimg.com/i/br/brsm.gif” contém erros e não pode ser exibida.

  • Credit Suisse Brasil
    Asset Management: a gerência de recursos que você está precisando.
    www.credit-suisse.com
  • Orixas do Brasil
    A mais completa e exclusiva linha de Bijuterias e Acessórios
    www.orixasdobrasil.com.br
  • Chorus Call Brasil
    Serviços de Audioconferência, Web, Videoconferência e Eventos.
    www.ccall.com.br
  • Petrobras Música Energia
    A Energia da Música Latina e uma Guitarra de Presente! Participe.
    www.petrobrasmusicaenergia.com
  • Teste de drogas - 90 dias
    em cabelos/pêlos. Checa 12 drogas e o padrão de consumo. Em todo Brasil
    www.TesteDeDrogas.com


Anúncios Google