Por vantagem mínima, Daniele Zangrando conquista ouro no judô

Com apenas um koka de vantagem, conquistado graças a uma punição à adversária, a brasileira Daniele Zangrando derrotou a norte-americana Valerie Gotay e conquistou a medalha de ouro na categoria leve (até 57 kg) nos Jogos Pan-Americanos, neste sábado.

Leia cobertura completa do Pan-2007

Primeira brasileira a conquistar uma medalha em um Mundial, em 1995, e medalhista de bronze em Winnipeg-1999 e Mar del Plata-1995, Daniele começou a luta na defensiva, mas aos 30s a rival levou uma punição dos árbitros, o que colocou a brasileira na frente. Depois, Daniele passou a travar a luta, o que fez até o final.

As medalhas de bronze foram para a cubana Yagnelys Mestre e para a equatoriana Diana Villavicencio.

A campanha de Daniele rumo ao ouro começou nas quartas-de-final, quando ela venceu a haitiana Ange Jean-Baptiste, que foi desclassificada depois de levar quatro punições por falta de combatividade.

Em sua luta seguinte, nas semi, a brasileira conseguiu ippon por estrangulamento contra a colombiana Yadinis Amaris, no primeiro lance da luta.

A medalha de ouro é a oitava do Brasil no judô nos Jogos Pan-Americanos. O país soma, até o momento, três de ouro, três de prata e duas de bronze.

Folha Online