A empresa norte-americana Spock.com lançará ainda neste ano uma busca que pretende juntar os registros dos seis bilhões de seres humanos, o mais novo exemplo do interesse da internet pela informação pessoal que coloca em risco a vida privada dos cidadãos.
"O Google permite entrar com qualquer pergunta e obter resultados sob a forma de documentos web, nós fornecemos informações sobre as pessoas", explica Jay Bhatti, co-fundador da empresa.
Por trás do nome inspirado pelo personagem da série de ficção científica "Jornada nas Estrelas" se esconde uma ferramenta desenvolvida em Redwood City (Califórnia), cuja versão experimental já conta com os dados de mais de 100 milhões de pessoas.
O interesse pelos registros pessoais permitiu ao Spock reunir sete milhões de dólares para lançar o site, que por ora será gratuito e se financiará com publicidade.
No entanto, não se subestima o risco inerente a este tipo de contribuição, que pode constar de informações falsas, que prejudiquem sua credibilidade.