Emissora diz que diversos testes foram feitos e que a emissora está pronta para o novo padrão, faltando apenas alguns dados para ficarem de acordo com o padrão nacional.
Depois de realizar vários testes e transmitir competições do pan-americano, a rede Globo afirma que está pronta para a televisão digital e que para ficar completa faltam apenas alguns dados do padrão brasileiro para entrar de acordo com a tabela de multiplexação. “E o primeiro programa que gravaremos 100% em alta definição será a próxima novela das oito”, revela a diretora de engenharia da emissora, Liliana Nakonechnyj.
A executiva conta que a Globo ainda não tem idéia de quanto será a penetração no público nos primeiros meses de transmissão da TV Digital, mas durante as demonstrações em lojas de São Paulo do sinal de televisão digital, muitas pessoas demonstraram interesse em comprar.
Liliana também reforça que a Globo não está considerando oferecer multiprogramação e que os investimentos para o início oficial das transmissões em dois de dezembro deste ano em São Paulo envolve nesta reta final principalmente aquisição de transmissores, pela qual a opção da emissora foi os da fornecedora NEC.
Em relação à interatividade, a rede Globo diz que vai investir, mas ao longo do tempo. “As especificações acabaram de sair e não vamos conseguir ter muitas coisas prontas até o final do ano, mas a oferta é de grande interesse da empresa, para garantir que a nova geração de pessoas continuem interessadas em televisão”, diz.