Da Redação Em São Paulo
Numa prova marcada pela chuva e da permanência do safety-car na pista, Lewis Hamilton, da McLaren, venceu na madrugada deste domingo o GP do Japão e abriu 12 pontos na liderança da temporada 2007 da Fórmula 1.
Hamilton soma agora 107 pontos, contra 95 de Fernando Alonso, que abandonou a prova ao sofrer um acidente na 41ª volta da prova disputada no circuito de Monte Fuji.
Heikki Kovalainen, da Renault, obteve a segunda colocação. Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio. Felipe Massa terminou em sexto lugar, após uma ótima briga com Robert Kubica na última volta.
Os 19 primeiros giros da corrida japonesa foram disputados sob o safety-car. O procedimento foi determinado pelas condições da pista, prejudicada por causa de uma chuva constante. Por isso os comissários da FIA optaram por uma largada com os carros em movimento.
E antes mesmo da autorização efetiva para a competição, quando os carros seguiam o safety-car, os pilotos da Ferrari Felipe Massa e Kimi Raikkonen foram aos boxes.
A equipe italiana originalmente tinha optado por usar em seus carros pneus para chuva leve, acreditando na melhora das condições da pista, mas teve que trocar para um composto especial para piso muito molhado por ordem dos comissários de prova.
E com 14 voltas com safety-car, Raikkonen voltou aos boxes - agora para abastecer o carro. No giro seguinte foi a vez de Massa repetir a operação. A situação do brasileiro na prova deteriorou-se de vez quando ele foi punido por fazer uma ultrapassagem proibida sob o safety-car e foi obrigado a fazer uma passagem extra pelos boxes.
O procedimento, porém, só pôde ser cumprido após o início efetivo da corrida, na 19ª volta, momentos após de o brasileiro ser atingido por Alexander Wurz, da Williams.
As McLaren de Hamilton e Alonso, que largaram nas duas primeiras posições, não foram ameaçadas até a parada nos boxes. Nesse momento a equipe inglesa optou por reabastecer os carros no limite, almejando terminar a prova sem outra parada.
Porém, por causa do peso dos carros, os pilotos passaram a ser assediados pelos rivais e chegaram até a rodar na pista. Alonso teve mais azar e sofreu um acidente faltando 26 voltas para o final da prova. A batida causou novamente a entrada do safety-car.
Na relargada, Hamilton manteve a ponta e obteve sua quarta vitória na carreira. Felipe Massa chegou a andar na terceira posição, mas teve que entrar nos boxes para reabastecimento de combustível poucas voltas antes do final da prova.
Os pilotos da Fórmula 1 voltam a competir no próximo final de semana, no circuito de Xangai, na China, com acompanhamento do Placar UOL Esporte.