Brasil planeja construir hidrelétricas com Argentina e Bolívia

De A Tribuna On-line


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou nesta segunda-feira que o governo planeja construir usinas hidrelétricas em conjunto com a Argentina e a Bolívia para atender a demanda de energia de médio prazo dos três países. O custo estimado do projeto é de R$ 30 bilhões.



Segundo Lobão, três das hidrelétricas serão construídas com a Argentina e duas, com a Bolívia. O ministro não informou onde as usinas devem ser instaladas.



Na semana que vem, ele pretende se reunir com ministros do setor energético dos dois países para discutir o projeto.



Lobão afirmou que a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) será convidada para participar das reuniões, "para que a burocracia seja banida" desde o início -uma referência aos entraves ambientais comuns em obras desse tipo.



Cargos do setor elétrico



Lobão disse que deve apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva "um pacote" de nomeações para cargos nas estatais do setor elétrico, ligadas ao seu ministério. Segundo ele, Lula teria lhe dado "carta branca" para as nomeações.



Nos bastidores, porém, Lobão trava uma disputa com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que já barrou duas indicações feitas por ele com a anuência do senador José Sarney (PMDB-AP), com quem é ligado.



As indicações de Lobão para os cargos da Eletrobrás devem ser apresentadas a Lula na semana que vem. As informações são do G1, da Globo.