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Talvez ninguém esperava que isso aconteceria tão breve, mas o fato é que o EuroNCAP, órgão que realiza testes de colisão com os veículos vendidos na Europa, começou a simular impactos com as picapes médias. Porém, os resultados não foram tão bons. Três modelos participaram da avaliação, dois deles são comercializados no Brasil. A organização de segurança veicular ainda concluiu com os testes que "a segurança dos passageiros não é prioridade para as fabricantes destes automóveis".
Os testes foram realizados: com a Isuzu D-Max, também conhecida mundo afora como Rodeo; com a Mitsubishi L200, que aqui ganhou o nome "Triton" para diferenciá-la da antiga geração; e a Nissan Navara, ou Frontier SEL no Brasil. A primeira ganhou duas estrelas, enquanto a segunda teve quatro. O pior resultado, porém, foi da irmã do Pathfinder. A picape nipônica obteve apenas uma estrela dentre as cinco possíveis. O resultado é pior que o de muitos veículos chineses. Ficamos imaginando como se sairiam outros modelos vendidos em nosso mercado, como as antigas Chevrolet S10, Ford Ranger e Mitsubishi L200.
Nissan Navara/Frontier SEL
A Nissan Navara conseguiu apenas uma estrela. Segundo o EuroNCAP, os resultados foram lamentáveis. Em uma imagem divulgada pelo órgão, podemos observar que lesões graves na cabeça e nas pernas do condutor e no pescoço do passageiro dianteiro podem ocorrer em um acidente envolvendo a picape. Para crianças pequenas, o nível obtido foi o de três estrelas, enquanto a segurança para pedestres ficou com duas estrelas.
Em nota divulgada, a EuroNCAP afirmou que um aviso foi emitido à Nissan. A marca japonesa se prontificou a reestudar o projeto e fazer as modificações necessárias, em especial nos air-bags. O órgão de segurança europeu realizará um novo teste com uma Navara modificada, para conferir o resultado das modificações. Vale ressaltar que as notas obtidas por crianças e pedestres foi maior que a das rivais.
Mitsubishi L200 (Triton)
Conhecida no mercado brasileiro como L200 Triton, a picape média de formas modernas da Mitsubishi se saiu relativamente bem no teste de impacto realizado pela EuroNCAP. O modelo da marca dos três diamantes teve nota de quatro estrelas e foi superior à Navara e à Isuzu D-Max. Nela, o condutor corre apenas algum risco com o peito, assim como o passageiro. As pernas também estão expostas a lesões, devido aos plásticos do painel que podem oferecer perigo em algum acidente.
Assim como a Navara, a L200 estava equipada com cintos com pré-tensionador e limitador de esforço, além de air-bag duplo frontal. Bolsas infláveis laterais não constavam nos veículos testados. A L200 também se destacou na segurança para crianças pequenas, com as mesmas três estrelas da picape da Nissan. Porém, em caso de atropelamentos, o modelo da Mitsubishi é muito mais perigosos aos pedestres do que a grande rival.
Pelas fotos ao lado podemos ter uma idéia do risco que se pode correr. Os resultados também nos mostram que não há grande resultado obtido na segurança com estes veículos, visto que modelos pequenos já alcançaram facilmente as cinco estrelas. Vale ressaltar que a Navara foi a picape média mais vendida da Europa em 2006. Para conferir em movimento, mostramos o vídeo desta picape média logo abaixo.
Os testes foram realizados: com a Isuzu D-Max, também conhecida mundo afora como Rodeo; com a Mitsubishi L200, que aqui ganhou o nome "Triton" para diferenciá-la da antiga geração; e a Nissan Navara, ou Frontier SEL no Brasil. A primeira ganhou duas estrelas, enquanto a segunda teve quatro. O pior resultado, porém, foi da irmã do Pathfinder. A picape nipônica obteve apenas uma estrela dentre as cinco possíveis. O resultado é pior que o de muitos veículos chineses. Ficamos imaginando como se sairiam outros modelos vendidos em nosso mercado, como as antigas Chevrolet S10, Ford Ranger e Mitsubishi L200.
Nissan Navara/Frontier SEL
A Nissan Navara conseguiu apenas uma estrela. Segundo o EuroNCAP, os resultados foram lamentáveis. Em uma imagem divulgada pelo órgão, podemos observar que lesões graves na cabeça e nas pernas do condutor e no pescoço do passageiro dianteiro podem ocorrer em um acidente envolvendo a picape. Para crianças pequenas, o nível obtido foi o de três estrelas, enquanto a segurança para pedestres ficou com duas estrelas.
Em nota divulgada, a EuroNCAP afirmou que um aviso foi emitido à Nissan. A marca japonesa se prontificou a reestudar o projeto e fazer as modificações necessárias, em especial nos air-bags. O órgão de segurança europeu realizará um novo teste com uma Navara modificada, para conferir o resultado das modificações. Vale ressaltar que as notas obtidas por crianças e pedestres foi maior que a das rivais.
Mitsubishi L200 (Triton)
Conhecida no mercado brasileiro como L200 Triton, a picape média de formas modernas da Mitsubishi se saiu relativamente bem no teste de impacto realizado pela EuroNCAP. O modelo da marca dos três diamantes teve nota de quatro estrelas e foi superior à Navara e à Isuzu D-Max. Nela, o condutor corre apenas algum risco com o peito, assim como o passageiro. As pernas também estão expostas a lesões, devido aos plásticos do painel que podem oferecer perigo em algum acidente.
Assim como a Navara, a L200 estava equipada com cintos com pré-tensionador e limitador de esforço, além de air-bag duplo frontal. Bolsas infláveis laterais não constavam nos veículos testados. A L200 também se destacou na segurança para crianças pequenas, com as mesmas três estrelas da picape da Nissan. Porém, em caso de atropelamentos, o modelo da Mitsubishi é muito mais perigosos aos pedestres do que a grande rival.
Pelas fotos ao lado podemos ter uma idéia do risco que se pode correr. Os resultados também nos mostram que não há grande resultado obtido na segurança com estes veículos, visto que modelos pequenos já alcançaram facilmente as cinco estrelas. Vale ressaltar que a Navara foi a picape média mais vendida da Europa em 2006. Para conferir em movimento, mostramos o vídeo desta picape média logo abaixo.