Em assembléia, estudantes decidem desocupar a reitoria da UnB

Em assembléia, estudantes decidem desocupar a reitoria da UnB

Manifestantes deixarão o local na sexta-feira, pois querem entregar o espaço exatamente como encontraram

Da redação
http://www.portalmaratimba.com/noticias/imagens/img_noticias/db1409fcfe5f6db482696ceaa9de12ac.jpg

BRASÍLIA - Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram em assembléia geral, nesta quinta-feira, 17, sair do prédio da reitoria, após quase duas semanas de ocupação. Segundo comunicado divulgado no site da universidade, os alunos deixarão o local na sexta-feira, 18, já que pretendem fazer uma limpeza geral no prédio e entregar o espaço exatamente como encontraram.

Segundo o comunicado, os estudantes pretendem ainda conseguir a realização de eleições paritárias - em que os votos de todos tem o mesmo peso - e um congresso estatuinte paritário. Cerca de 300 alunos participaram da reunião nesta quinta e a ampla maioria votou por deixar o espaço.

Na última quarta-feira, o reitor temporário da universidade, Roberto Aguiar, assinou um termo de compromisso com 28 itens que atendia a praticamente todas as reivindicações do movimento. Em seu primeiro dia de trabalho, Aguiar não só se comprometeu em promover uma discussão sobre eleições paritárias na universidade como defendeu publicamente essa forma de escolha.

Ex-secretário de Segurança do Rio e do DF, Aguiar foi nomeado reitor temporário na noite de terça. Seu antecessor, Timothy Mulholland, acusado de desvio de verbas, renunciou ao cargo domingo, depois de 10 dias de protestos de estudantes, que exigiam sua saída. O nome de Aguiar como substituto foi indicado pelo Conselho Universitário da UnB. "Ele vai pacificar a UnB, a universidade deverá agora retomar a vida normal", afirmou na noite de terça o presidente do Conselho Universitário, José Carlos Balthazar.