Pesquisa: Mulheres compram mais em Ribeirão

Perfil do consumidor

Pesquisa econômica Mulheres com renda média de R$ 710 são a maioria das pessoas que fazem compras no Centro de Ribeirão Preto

RAISSA SCHEFFER
Gazeta de Ribeirão
raissa.lopes@gazetaderibeirão.com.br

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estudo de Ribeirão Preto (Iperp) mostra que 91% dos consumidores da área central da cidade são mulheres. A maioria delas tem entre 18 e 39 anos, renda média de R$ 715 e utiliza ônibus como meio de transporte. Ainda de acordo com a pesquisa, encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp) e o Sebrae-SP, para 57% das consumidoras o preço no centro é mais acessível.

A pesquisa foi feita com 803 mulheres acima de 18 anos, entre os dias 15 e 27 de outubro de 2007, durante os seis dias da semana em que o comércio fica aberto. Foi delimitado um quadrilátero entre as Ruas Marcondes Salgado, Florêncio de Abreu, Duque de Caxias e Avenida Jerônimo Gonçalves.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Daniela Tincani, as mulheres foram o principal objeto do estudo por causa de uma avaliação prévia. "Tínhamos muitas suspeitas. Uma delas é que as mulheres seriam as grandes consumidoras. Por isso, num primeiro momento, reunimos quatro grupos de mulheres para discussões e chegamos à conclusão de que elas realmente são as maiores consumidoras no Centro."

Filhos

De acordo com o perfil traçado pela pesquisa, das 803 mulheres entrevistadas, 695 são compradoras habituais. Entre elas, 471 têm filhos e representam 68% do total de consumidoras, seguidas pelas casadas, que somam 45%. A principal faixa etária dessas mulheres vai dos 18 aos 39 anos. Segundo os dados do estudo, elas são 374, 54% do total.

O estudo mostra também que as mulheres com renda entre R$ 380 e R$ 1.050 representam 46% das compradoras habituais. De 397 das entrevistadas, 57%, optam pelo centro por causa do preço mais acessível. Já o meio de transporte utilizado pela maioria delas (64%) é o ônibus.

O levantamento da Acirp

803 Pessoas foram ouvidas na pesquisa encomendada pelos lojistas do Centro

695 Mulheres afirmaram que fazem compras no Centro de RP

68% Das mulheres ouvidas no estudo do Iperp são mães

Meta é atender
com eficiência

A pesquisa realizada pelo Iperp em parceria com a Acirp e o Sebrae-SP tem por objetivo de traçar o perfil dos consumidores para melhorar o atendimento no Centro, uma das principais metas do projeto Novo Centro.

"Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o comércio varejista, visto que mais de 70% das 35 mil empresas da cidade são desse setor. O projeto Novo Centro auxilia os empresários a tomar as decisões necessárias", disse Rodrigo Matos, gerente regional do Sebrae-SP. A principal sugestão de melhoria para a região central está na implantação de novos banheiros públicos. Cerca de 70% das entrevistadas disseram que essa é a principal necessidade, seguida de bebedouros (58%) e lazer para crianças (37%).

Segundo o presidente da Acirp, Francisco Pinghera, a pesquisa é importante porque é a primeira vez que se ouve o consumidor. Os resultados serão essenciais para as melhorias no centro da cidade.

"Com as reclamações e o perfil dos consumidores vamos mudar o foco das nossas ações. Através das necessidades do consumidor, teremos ferramentas para alimentar o possível investidor que se interessar pelo Centro", disse. Segundo o presidente, a pesquisa será feita também em outras regiões da cidade. O perfil dos consumidores do Ipiranga será o próximo a ser traçado.
(RS)