O Jornalista
Dois ladrões conseguiram enganar os seguranças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e roubaram um carro de reportagem durante uma cerimônia oficial da Petrobras em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (26/05).
Segundo a Folha Online, Wallace dos Santos Silva, 20, e Douglas Vinícius Campos Freitas, 19, se fizeram passar por manobristas e ficaram com as chaves de três carros de reportagem. Eles entraram na área restrita à imprensa depois de pegar carona num carro da TV Record, diz o site.
Cameramen entrevistados pelo G1 disseram que, no local do evento, eles se fizeram passar por técnicos de apoio das TVs e tentaram roubar microfones e tripés de câmera. Ao final, segundo a Folha, roubaram um carro de reportagem do SBT. Um dos ladrões levou a polícia até o local onde havia escondido o material.
O Globo afirma que eles andaram cerca de 30 km com o carro antes de serem reconhecidos pelos jornalistas e presos. Após recuperar o carro, o verdadeiro motorista do SBT disse ter notado a falta de coletes à prova de balas - obrigatórios em todos os carros de reportagem do Rio de Janeiro desde o assassinato de Tim Lopes, em 2002 - e outros equipamentos.
De acordo com o G1 e O Globo, policiais e seguranças destacados para o evento não quiseram falar sobre o assunto. À Folha, Freitas disse que a dupla só queria passear com o carro da reportagem.