Neogama acusa Africa de plágio

Neogama acusa Africa de plágio

Meio & Mensagem

Agência afirma que campanha da empresa do Grupo ABC criada para divulgar a rádio Mitsubishi 'segue a mesma idéia gráfica'; Africa alega que peça foi criada a partir de diversas referências da publicidade mundial

A Neogama/BBH afirma que a campanha assinada pela Africa para a rádio Mitsubishi, lançada na última semana, é plágio de uma criação sua para comunicar o patrocínio da Renault ao festival de Cannes - leia e veja a imagem clicando aqui.

Sérgio Gordilho, sócio e diretor de criação da agência Africa, afirma que a peça é criada a partir de um efeito gráfico e que existem milhares de referências na publicidade e de arte mundial que a utilizaram da mesma maneira. "Além disso, a idéia da campanha é divulgar o lançamento da rádio, a Mitsubishi FM, e a criação de um artifício novo", explica Gordilho.

Abaixo, logo após o comunicado da Negama, o leitor pode ver parte de uma peça da Africa, a peça criada pela Neogama no ano passado e um referência retirada na internet, citada por Gordilho.

Diz a agência:

"A NEOGAMA/BBH vem a público informar que está tomando as medidas cabíveis referente a plágio, feito pela agência África a seu cliente Mitsubishi, de campanha criada pela NEOGAMA/BBH em 2007 para promover o patrocínio da RENAULT ao Festival Internacional de Cannes.

O conceito criativo utilizado na peça anteriormente criada pela NEOGAMA/BBH apresenta o nome do festival em inglês - Cannes Lions - composto através de imagens de trechos de estradas que aludiam a letras; e foi veiculada em todo o material de divulgação do festival: programa, livro dos delegados, pôsters afixados no Palais des Festivales e na Croisette, e na forma de anúncio no jornal impresso diariamente Lions Daily News.

A campanha "criada" pela agência África para o lançamento da rádio Mitsubishi, veiculada está semana, se vale exatamente da mesma idéia gráfica, com a montagem de palavras e do dial da emissora através de fotos de trechos de estradas."

As peças da Africa, Neogama e uma referência de internet