Artistas baianos investem na internet e divulgam trabalhos no MySpace, YouTube e Orkut

Ivan Marques
Folha da Bahia

O artista vai aonde o público está. A velha máxima do mundo da música nunca esteve tão forte quanto em tempos em que o alcance da internet aumenta gradativamente. Se antes o consumidor, e até o contratante, conhecia e comprava um disco nas lojas pela cidade, hoje diversos sites oferecem ferramentas para que bandas mostrem seus trabalhos, em várias mídias distintas, e de fácil acesso.

A mais conhecida e festejada, inclusive em Salvador, é o MySpace. De anônimos a grandes ícones da música mundial, em perfis oficiais ou não, quase todos têm sua página na parte do site especialmente voltada para artistas. É supersimples colocar uma canção para que o internauta com, no mínimo, um fone de ouvido, possa apreciá-la, baixá-la, ver a letra e até avaliá-la. O domínio ainda oferece a possibilidade de colocar fotos, informações sobre a banda, um blog e agenda de eventos, entre outras.

Todos ainda podem fazer comentários e, é claro, adicionar a banda como “amigo”. De clique em clique, faz-se uma enorme cadeia de artistas, onde uma banda de garagem pode gabar-se de ter a “amizade” de Paul McCartney. No MySpace ainda é possível, por meio de modificações, colocar vídeos hospedados no YouTube, outro site que vem ganhando cada vez mais adeptos no meio musical. O Orkut é outra página que dia após dia vem tendo mais atenção dos músicos, pelo contato mais próximo ainda com o público em suas comunidades.

O Correio da Bahia decidiu fazer uma pesquisa para saber quais as bandas baianas com mais canções acessadas no MySpace, mais vídeos clicados no YouTube e com mais membros no Orkut (veja boxe).
Entre os mais diferentes estilos musicais, a surpresa maior veio com os grupos de metal, que se não encontram muitos espaços para se apresentar em Salvador, têm na internet um forte aliado.

Tirando Pitty, que já tem uma carreira consagrada no mainstream nacional, o destaque é a Malefactor, com uma bela carreira internacional, mas que há mais de seis meses não faz show por aqui. O grupo ficou entre os cinco melhores nos três critérios. “Posso te dizer que 70% das pessoas que acessam nosso perfil são de fora do país. O MySpace já é muito utilizado nos outros países e pra gente é mais fácil essa divulgação”, explica Lord Vlad, vocalista. Outras bem acessadas são HeadHunter D.C., Cobalto e Ungodly.

O Cascadura também chama atenção pela boa colocação. A diferença é que o quarteto está em franca ascensão dentro do país. Atualmente, faz uma turnê por diversos estados. “A internet é democrática e você mesmo manuseia os recursos. Na banda existe uma organização para que tenhamos um volume constante de informação alimentando os sites. Todo dia alguém vai lá ver comentários e responder”, conta Fábio Cascadura, vocalista, que valoriza a possibilidade de feedback dos fãs. Ele adianta que a página oficial da banda está sendo reformulada e, quando for reinaugurada, vai conter uma ferramenta que interligará os três portais. “Vamos fazer coisas exclusivas para a internet. É uma investida nossa nesse segundo semestre”, afirma.

Quem vem aproveitando mesmo o boom do MySpace é o Dois em Um, projeto do músico e produtor Luisão Pereira e da violoncelista (e esposa) Fernanda Monteiro. Ainda sem disco lançado, o duo figura entre os artistas baianos mais acessados, mas não encontra a mesma preferência no Orkut e no YouTube. “O MySpace é mais amplo e mais voltado para a música. No Orkut, a gente não pode colocar música ou vídeo, é precário ainda”, declara Luisão. “Acho sensacional poder gravar em casa e divulgar ali. É melhor do que prensar mil cópias de um álbum e sair vendendo pros amigos”, crê.

Na contramão da dupla está a banda de reggae Diamba. Um dos mais queridos do público de Salvador, o grupo não tem acessos no MySpace proporcionais à quantidade de fãs. A prova disso é que, no Orkut, a comunidade deles é a segunda a ter mais membros. “O MySpace serve mais para as pessoas de fora da cidade e do país, foi a última página que a gente criou”, conta o baterista Caio Frenn, responsável pelo conteúdo digital da banda. “Admito que não dou muita atenção ao nosso perfil, não tivemos uma resposta grande. Acho mais interessante a relação com o público no Orkut. Todo dia faço questão de responder scraps e comentários na comunidade”, enfatiza.

O músico aponta que a Diamba já havia construído uma carreira antes desse tipo de ferramenta surgir. “O primeiro lançamento da gente foi em K7. Ainda prefiro a distribuição do CD promocional porque a internet não está ao alcance de todo mundo. Quem é pobre ainda compra disco”, garante.
De qualquer forma, é indiscutível que a internet se tornou um espaço democrático e, sobretudo, acessível para todos artistas e aqueles que pretendem divulgar o trabalho. Fácil, gratuito e com enorme alcance, o meio digital cada vez mais se transforma em uma grande loja de música onde as prateleiras foram substituídas por endereços www.

Top 10 MySpace

Pitty
(www.myspace.com/pitty)
Acessos: 63.812
Estilo: rock
Membro desde: 28/04/2006
Posição no Orkut: 1º
Posição no YouTube: 1º

Headhunter D.C.
(www.myspace.com/headhunterdc)
Acessos: 17.932
Estilo: death/black metal
Membro desde: 03/10/2006
Posição no Orkut: 9º
Posição no YouTube: 8º

Cascadura
(www.myspace.com/cascadurarock)
Acessos: 10.515
Estilo: rock
Membro desde: 22/08/2006
Posição no Orkut: 4º
Posição no YouTube: 4º

Malefactor
(www.myspace.com/malefactorbrazil)
Acessos: 10.204
Estilo: death/black metal
Membro desde: 24/04/2006
Posição no Orkut: 5º
Posição no YouTube: 3º

Cobalto
(www.myspace.com/cobalto)
Acessos: 9.438
Estilo: thrash metal
Membro desde: 08/2005
Posição no Orkut: 16º
Posição no YouTube: 9º

Dois em Um
(www.myspace.com/doisemum)
Acessos: 8.277
Estilo: alternativo/experimental
Membro desde: 15/06/2007
Posição no Orkut: 20º
Posição no YouTube: 17º

O Círculo
(www.myspace.com/ocirculo)
Acessos: 6.296
Estilo: alternativo
Membro desde: 21/01/2007
Posição no Orkut: 3º
Posição no YouTube: 2º

The Honkers
(www.myspace.com/thehonkers)
Acessos: 6.166
Estilo: punk rock
Membro desde: 14/02/2006
Posição no Orkut: 12º
Posição no YouTube: 16º

Retrofoguetes
(www.myspace.com/retrofoguetes)
Acessos: 5.294
Estilo: surf music/rockabilly
Membro desde: 07/05/2006
Posição no Orkut: 7º
Posição no YouTube: 10º

Diamba
(www.myspace.com/bandadiamba)
Acessos: 5.115
Estilo: reggae
Membro desde: 03/02/2007
Posição no Orkut: 2º
Posição no YouTube: 6º