Criança é abandonada em casa por 3 dias em SP

Agência Estado
Uma menina de seis anos foi encontrada trancada e sozinha em casa, em Fernandópolis, interior de São Paulo, no último domingo. O choro da criança, que estava abandonada havia três dias, chamou a atenção de vizinhos e eles acionaram o Conselho Tutelar.

De acordo com o Conselho Tutelar, a mãe da criança, Daniela Santana, de 26 anos, viajou para São Paulo com o namorado e a filha mais nova, de três anos, e deixou a menina trancada em casa se alimentando só de pão e água. O conselheiro que foi até a casa após a denúncia teve de chamar um chaveiro para arrombar a porta da casa, que estava completamente suja e cheirava mal. Quando ele entrou no local, a garota estava escondida no canto do banheiro.

Ainda segundo o Conselho Tutelar, a mãe teria falado para a criança ligar a TV e ficar quietinha para os vizinhos não perceberem que ela estava sozinha. A menina foi encaminhada a um orfanato da cidade após passar por exames médicos, que constataram que ela está bem. Na segunda-feira, o Conselho Tutelar encaminhou um ofício ao juiz Evandro Pelarin, que vai cuidar do caso. Já a mãe, avisou que só chega em Fernandópolis amanhã. Ela será intimada pelo juiz e poderá ser presa por abandono de incapaz.

Mãe de menina trancada em casa já perdeu a guarda de outro filho

Jovem viajou para a capital paulista e deixou filha de seis anos sozinha em Fernandópolis.
A mãe deve voltar para a cidade nesta quinta-feira; criança está em abrigo.
Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo

A mãe que deixou a filha de seis anos trancada por quatro dias dentro de casa em Fernandópolis, a 555 km de São Paulo, já perdeu anteriormente a guarda de outro filho, que vive na Bahia com o pai. A mulher de 24 anos viajou para a capital paulista e deixou a menina sozinha, sem poder sair de casa. Ela deve voltar para a cidade nesta quinta-feira (14).

A criança foi resgatada pelo Conselho Tutelar de Fernandópolis no último domingo (10). A menina se alimentou de bolo e água. O choro desesperado acabou chamando a atenção de vizinhos, que denunciaram o caso. O conselheiro conta que teve que chamar a polícia para ajudar a resgatar a menina, que estava em estado de choque.

“Ela nos disse que a mãe pediu para ela ficar quietinha dentro de casa, para os vizinhos não perceberem que ela estava sozinha, ligar a televisão e deixar ligada para parecer que tinha alguém dentro de casa”, conta o conselheiro tutelar Alan José Mateus.

Após receber atendimento médico, a menina foi levada para uma instituição da cidade que abriga crianças em situação de risco. Os conselheiros registraram boletim de ocorrência por abandono de incapaz. Eles também relataram o caso ao juiz da infância e juventude, que poderá pedir nos próximos dias a prisão da mãe da menina.

“Algumas pessoas parecem que não temem a lei. Isso é abandono, é um crime previsto no código penal e a pena é reclusão, é a cadeia”, diz o juiz Evandro Pelarin.