Polícia prende no Nordeste um dos suspeitos de tráfico mais procurados no Rio

Polícia prende no Nordeste um dos suspeitos de tráfico mais procurados no Rio

Colaboração para a Folha Online, no Rio

Um dos homens mais procurados pela polícia do Rio, o suposto traficante Alexander de Jesus Carlos, o Choque, foi preso na madrugada desta quarta-feira no Estado da Paraíba. Choque é apontado como um dos chefes do tráfico de drogas do complexo de Manguinhos (zona norte) e um dos principais nomes da facção criminosa CV (Comando Vermelho) no Rio.

O suposto traficante foi preso por policiais da DCOD (Delegacia de Combate às Drogas) no interior da Paraíba. Segundo a delegacia, ele foi encontrado a partir de monitoramento e escutas telefônicas. Os policiais disseram já suspeitar de que Choque estivesse no Nordeste, que costuma ser o destino de traficantes ligados ao CV foragidos.

Choque era procurado havia cerca de três anos pela polícia do Rio. Ele já foi indiciado por homicídio e tráfico de drogas e era foragido da Justiça, segundo a Secretaria Estadual de Segurança.

Braço direito

Choque é apontado como um dos braços direitos de Antônio de Souza Ferreira, o Tota, que, segundo a Polícia Civil, comanda toda a atividade criminosa do complexo do Alemão e está foragido.

Em setembro, a Polícia Civil recebeu uma denúncia segundo a qual Tota havia sido morto no Alemão, em um conflito entre os próprios integrantes do CV no complexo.

Cerca de 800 policiais civis e militares foram ao conjunto de favelas no dia seguinte, mas não conseguiram confirmar a denúncia.
Folha Online
A imagem “http://redeglobo.globo.com/TVGlobo/CMA_Generico_Producao/tvg_repfoto_imagem_classe/0,9310,631504_4,00.GIF” contém erros e não pode ser exibida.
Foto: Linha Direta Rede globo

Choque é preso em praia de João Pessoa

A praia de Jacumã - Reprodução

Na paradisíaca Praia de Jacumã, que fica a 20km da capital João Pessoa, na Paraíba, policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) prenderam o traficante Alexander de Jesus Carlos, conhecido como Choque ou Coroa, que controla a venda de drogas na Favela de Manguinhos. A prisão do bandido, que era a prioridade nas investigações da delegacia, aconteceu às 7h desta quarta-feira. Choque, que no momento da prisão estava dormindo em uma casa de dois andares com a mulher e dois filhos, não resistiu, se entregou e disse: "Perdi". Segundo policiais que ainda estão em João Pessoa, o traficante parecia não acreditar que, depois de tantas operações policiais montadas para encontrá-lo nas favelas de Manguinhos e Jacarezinho, eles tinham ido até lá para prendê-lo.

Choque está neste momento na carceragem da Polícia Federal da Paraíba, que deu apoio operacional à ação dos policiais da Dcod. Eles vão sair da capital paraibana às 14h50m, no primeiro vôo disponível para o Rio. A apresentação acontecerá ainda hoje, na Dcod, que fica no Centro.

O traficante Choque - Divulgação

Depois da possível morte de Antônio José de Souza Ferreira (não foi confirmada), o Tota, do Complexo do Alemão, Choque se transformou no alvo número 1 da polícia do Rio. Várias delegacias tinham investigações para prender o bandido que foi solto graças a um erro da Justiça. Choque é acusado de formar um grupo de bandidos que aterrorizava a cidade. Segundo a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), eles teriam participado do ataque a um grupo de chineses em agosto este ano.

Extra