Após pane, Estado adia data para IPVA

Após pane, Estado adia data para IPVA

RONNY SANTOS
HAJA PACIÊNCIA
Após pane, Estado adia data para IPVA

Ontem Mario Moreira tentou pagar o IPVA quatro vezes, em duas agências diferentes

Uma pane no sistema de computadores impediu ontem que donos de carros com placa final 4 pagassem a primeira parcela do IPVA ou o imposto total com desconto de 3%.

A pane aconteceu em agências bancárias de todo o Estado de São Paulo. Em Ribeirão, cerca de 34 mil pessoas podem ter sido afetadas pela pane, já que a cidade tem frota de 340 mil veículos e há dez finais de placa.

Os contribuintes não conseguiam fazer o pagamento nos caixas eletrônicos com a simples digitação do Renavam do veículo, como é feito de costume. A Secretaria da Fazenda reconheceu que havia um problema no sistema, mas afirmou ter recebido reclamações apenas de Ribeirão e de São Paulo.

Ainda segundo a secretaria, a recomendação dada aos contribuintes era a de acessar o imposto pelo site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br), imprimir o documento e fazer o pagamento com o código de barras.

No final da tarde de ontem, a secretaria anunciou novo prazo para o pagamento. Agora, quem tem placa final 4 terá de fazer o pagamento entre 19 e 22 de janeiro (leia texto nesta página).

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou ter conhecimento sobre a pane, mas não se pronunciou sobre o assunto.

Em Ribeirão, o universitário Mario Willian Rodrigues Moreira, 24 anos, teve que ter muita paciência. Foram quatro tentativas em duas agências diferentes.

“Percebi na agência que ninguém estava conseguindo pagar. Depois que colocava o número do Renavam, o sistema falhava”. Moreira conseguiu pagar o imposto somente às 18h10 em um caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Ontem, o coordenador do Procon de Ribeirão, José Luiz Pontim, disse que houve uma sobrecarga no atendimento e que a orientação era para que os contribuintes procurassem o Poupatempo para fazer o pagamento. Segundo ele, nenhuma reclamação foi registrada.

O diretor da Associação de Defesa do Consumidor de Ribeirão Preto, Luiz Alberto de Mattos, informou que em uma situação dessa, o ideal é que o contribuinte exija uma declaração por escrito do banco, dizendo que o serviço estava fora do ar.

Depois, é necessário procurar a Secretaria da Fazenda do Estado (avenida Presidente Kennedy, 1540) e fazer um requerimento explicando que não conseguiu efetuar o pagamento por falha no sistema.

“Se o contribuinte não pegar a declaração do banco, fica mais difícil de assegurar seus direitos”, disse Mattos.

Estado diz que instabilidade gerou problema

Depois de um dia inteiro de reclamação, a Secretaria da Fazenda anunciou, no final da tarde de ontem, a prorrogação do prazo para que os donos de veículos com placas de final quatro pudessem pagar o IPVA, sem perder o desconto.

Por volta das 17h22, a secretaria enviou uma nota comunicando que houve uma “instabilidade no acesso de alguns bancos ao sistema do IPVA”, o que fez com que uma parcela de contribuintes tivesse problemas para o pagamento do tributo.

A nota disse que, embora os casos tenham ocorrido de “forma pontual”, a Fazenda alterou a data de vencimento para o recolhimento do imposto, somente no caso dos veículos de placa com final 4.

Os proprietários devem fazer o pagamento entre os dias 19 e 22 deste mês e não terão que pagar multa.

adriana matiuzo
adriana.matiuzo@jornalacidade.com.br

Fonte: A Cidade