Video de Koala resgatado do Fogo é sucesso no YouTube

Coala é resgatado em meio a onda de incêndios na Austrália

Video YouTube



colaboração para a Folha Online

Um resgate dramático de um coala nesta terça-feira, em meio as chamas em Healesville, no Estado de Victoria, na Austrália, chamou a atenção da equipe de bombeiros que tenta conter a onda de incêndios que atinge o país. Segundo autoridades, o número de pessoas mortas chega a 180, podendo ultrapassar de 200, com a confirmação do número de desaparecidos --estimado em 50 pessoas.

"Foi incrível. Aparentemente com muita dor, ele [coala] se virou, sentou na árvore e começou a me olhar pedindo para eu tirá-lo dali. Eu entreguei uma garrafa de água, ele pegou naturalmente e começou a beber como se fosse um bebê", afirmou o bombeiro David Tree, no momento do resgate do animal.

O salvamento do coala foi um dos momentos de alegria nesta terça-feira, durante as operações de salvamento dos bombeiros na região afetada pelas chamas. Centenas de hectares foram destruídos e ao menos mil casas ficaram em ruínas.

A Sociedade Royal de Proteção aos Animais afirmou que irá organizar abrigos para os animais vítimas do desastre. Centenas de bichos foram mortos dos incêndios, que destruiu florestas no norte e leste do Estado da Victoria.

De acordo com o jornal australiano, "Herald Sun", ao menos 80 pessoas continuam desaparecidas no norte do Estado da Victoria. "Os bombeiros têm trabalhado exaustivamente à procura de sobreviventes com equipes de mais de 100 pessoas da Operação Fênix. Focos de incêndio estão sendo investigados em Churchill, Marysville, Wandong e Beechworth", afirma o jornal.

Segundo o "Herald Sun", centenas de amigos e familiares de desaparecidos utilizam a internet para procurar informações. Algumas pessoas sumiram desde o último sábado (7), durante uma grande onda de incêndio. De acordo com o jornal, as áreas mais afetadas pelas chamas foram o Kinglake, Strathewenwith, St Andrews e Marysville. Em entrevista à publicação, autoridades afirmaram que as crianças órfãs estão recebendo atendimento nas escolas da região.

Criminosos

Segundo a polícia, ao menos 400 focos de incêndio podem ter sido causados por criminosos. Nesta segunda-feira (9), um homem de 31 anos e um adolescente de 15 anos foram presos pela suspeita de terem provocado dois focos de incêndio separados.

Segundo as autoridades, os culpados responderão por crime de homicídio. "Os juízes do Estado estão sendo orientados para isso. Minha opinião pessoal é de que eles deveriam ir direto para a cadeira. Isso é um assassinato em larga escala", afirma o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd.

O desastre que atingiu mais de 20 cidades ao norte de Melbourne é equivalente a duas cidades de Londres. A polícia interditou a região e declarou zona de crime. Segundo a equipe de legistas, como o número de desaparecidos é alto, existe grande possibilidade dos corpos encontrados não serem reconhecidos.

Com agências internacionais

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u501706.shtml