PF prende 72 suspeitos por tráfico de animais em 9 Estados

PF prende 72 suspeitos por tráfico de animais em 9 Estados

Anderson Ramos

Direto do Rio de Janeiro

A Polícia Federal cumpriu nesta manhã 72 dos 98 mandados de prisão durante uma operação contra o tráfico internacional de animais nos Estados do Pará, Maranhão, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Segundo Alexandre da Silva Saraiva, delegado titular da Delegacia Contra os Crimes ao Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, as investigações da Operação Oxóssi iniciaram em 2008. Foram expedidos ainda 98 mandados de busca e apreensão.

A quadrilha, estimou a PF, faturava em torno de R$ 20 milhões por ano. Um ovo de arara azul era vendido por 3 mil euros no exterior e o papagaio em torno de R$ 400. Ana Rita de Oliveira, 68 anos, uma das supostas líderes do grupo, foi presa nesta manhã com a filha Márcia Rita de Oliveira Figueiredo. Dos presos na operação, cinco são policiais militares do Estado do Rio. Cinco pessoas ainda são procuradas pela Interpol no em Portugal, Suíça e Republica Tcheca.

De acordo com a PF, 500 mil animais são capturados por ano no Brasil. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, afirmou o delegado, ficava a maior feira de venda ilegal de animais do País. "Lá são vendidas muitas espécies em extinção. Essa feira está totalmente desmantelada", disse.

Legislação
Alexandre da Silva Saraiva ainda fez críticas às leis que abrangem o tráfico de animais. "A legislação de combate ao crime de meio ambiente é uma piada", disse. De acordo com o delegado, se um suspeito for preso em uma feira popular de venda de animais, ele assume apenas um termo de compromisso de que não vai vender mais os animais e é liberado. Os presos na operação são suspeitos de recepção qualificada, formação de quadrilha, maus tratos, além de tráfico internacional de animais.

Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3627393-EI5030,00-PF+prende+suspeitos+por+trafico+de+animais+em+Estados.html