Polícia encontra armas e munição em túnel aberto perto de presídio em SP

Polícia encontra armas e munição em túnel aberto perto de presídio em SP

Pistolas estavam escondidas em um buraco na entrada do túnel.
Em casa usada por grupo, havia até câmeras de monitoramento.

Do G1, com informações do SPTV

A polícia encontrou armas e munição dentro do túnel aberto para resgatar presos da Penitenciária de Segurança Máxima de Avaré, a 267 km da capital paulista. Na manhã desta quinta-feira (19), o novo secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, foi até o município e saiu dizendo que a penitenciária tem condições de receber os presos mais perigosos.

As armas estavam escondidas em um buraco na entrada do túnel. Ao todo, cinco pistolas semi-automáticas, quatro com a numeração raspada. Quase 400 munições foram apreendidas. O armamento seria usado durante a fuga de presos da penitenciária. “Foi feito o levantamento em todo o túnel, até próximo à penitenciária. Não foram encontradas as armas. Depois nós obtivemos uma informação e, usando um detector de metais, foram encontradas as armas logo na entrada do túnel”, disse o delegado Vágner Bertoli.



O túnel com 140 metros de comprimento foi encontrado pela Polícia Militar, que tinha uma informação sigilosa sobre um plano de fuga em andamento. Depois de uma denúncia anônima, a PM prendeu cinco pessoas. Elas levaram os policiais até uma casa, onde foi encontrado um plano de engenharia, com sistema de ventilação ligado a um compressor, aparelhos de localização por satélite e até câmeras de monitoramento. Toda a terra retirada do túnel era guardada em quartos para não chamar a atenção dos vizinhos e da polícia.

As buscas por armamentos foram encerradas. A preocupação da polícia agora é com o fechamento do túnel para preservar a estrutura da casa e a segurança do presídio. “Vamos notificar a prefeitura para que dê fim nesse túnel, faça o soterramento para que não haja entrada por esse local e nem problemas nas casas que esse túnel passa por baixo”, disse o delegado. O buraco deve começar a ser tapado ainda nesta quinta-feira (19).