Linhaça e dieta diminuem riscos de doenças cardíacas

Linhaça e dieta diminuem riscos de doenças cardíacas
Pesquisa da USP foi feita em voluntários com problemas de obesidade e colesterol

EPTV

Uma pesquisa da USP de Ribeirão Preto revelou que a linhaça ajuda na redução de fatores de risco das doenças do coração. O trabalho analisou 52 homens, com idades entre 30 e 50 anos, com problemas de obesidade, colesterol alto e indicativos de diabetes. Eles tiveram amostras de sangue e de urina coletadas e foram divididos em quatro grupos: dois deles receberam três colheres de sopa de linhaça de manhã e no almoço e tiveram a alimentação balanceada; um grupo recebeu apenas placebo e o outro só passou por uma dieta controlada.

O resultado do estudo mostrou que os homens que receberam a linhaça e encararam uma dieta menos calórica e mais saudável perderam oito quilos em 42 dias. Os voluntários que fizeram apenas a dieta também emagreceram, mas os pesquisadores descobriram que no grupo que recebeu as porções diárias de linhaça, houve uma redução em todos os fatores de risco de doenças do coração.

De acordo com a coordenadora da pesquisa Roberta Soares Lara Cassani, a linhaça não é a responsável direta pela perda de peso, mas o fato dela estar aliada a uma dieta equilibrada potencializa os bons resultados no organismo humano, especialmente no que se refere às doenças cardiovasculares.
http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?275482
Vídeo: