PM de Ribeirão Preto vai usar pistolas elétricas contra bandidos

PM de Ribeirão Preto vai usar pistolas elétricas contra bandidos

Arma não letal será usada no policiamento ostensivo no Estado de SP.
Especialistas, porém, alertam para o mau uso do equipamento.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Globo

A Polícia Militar de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, irá usar uma nova arma no combate ao crime: pistolas elétricas. O armamento está sendo implantado gradativamente em todo o Estado de São Paulo. A capital de SP já conta com o aparato. Mas apesar de não ser letal, a arma pode fazer mal a quem sofre de problemas cardíacos, segundo especialistas.

Parece uma arma de brinquedo, mas provoca um grande choque. Nas mãos de 350 policiais em São Paulo, a pistola exige pelo menos 10 horas de aulas práticas e teóricas.

A 5 metros de distância, ela é capaz de imobilizar um homem na hora. Do equipamento saem dois fios com arpões nas pontas semelhantes a anzóis. Eles penetram de 1 cm a 1,5 cm no corpo. Pelo fio, a descarga elétrica atinge o criminoso.

“Essa arma será usada em caso que não se deve usar arma letal”, disse o tenente da PM Thiago Pedroso.

O uso de armas não letais é polêmico. O coordenador do Observatório de Violência, da USP, tem uma preocupação. “Comitês internacionais não recomendam o uso, até mesmo porque pode contribuir com a violência policial, já que não deixa marcas visíveis, e para a tortura”, disse o psicólogo Sérgio Kodato.
O cardiologista Evandro José Cesarino alerta para o perigo do uso da arma. “Dependendo do tipo de cardiopatia, a descarga pode gerar arritmia mais grave, como a ausência de batimentos”, concluiu.