Patinadora emociona os fãs em Vancouver

Patinadora emociona os fãs em Vancouver

Joannie Rochette fica em terceiro dois dias após falecimento da mãe

Joannie foi a mais aplaudida pelos fãs na primeira apresentação
Joannie foi a
 mais aplaudida pelos fãs na primeira apresentação
Joannie foi a mais aplaudida pelos fãs na primeira apresentação (Crédito: EFE)

LANCEPRESS!

Na noite de terça-feira, a canadense Joannie Rochette emocionou os torcedores presentes no Pacific Coliseum, em Vancouver (CAN). Apenas dois dias depois do falecimento de sua mãe Therese, Joannie ficou na terceira colocação na primeira apresentação do programa curto de patinação artística. A atleta foi superada apenas pela sul-coreana Yu-Na Kim e pela japonesa Mao Asada, principais favoritas ao ouro da Olimpíada de Inverno.

A mãe da seis vezes campeã canadense faleceu na manhã de domingo, aparentemente após um ataque cardíaco. Desde então, Joannie seguiu treinando normalmente, mas sem aparecer publicamente - não deu entrevistas e nem declarações a ninguém.

Na terça-feira, o público presente para assistir à prova demonstrou apoio antes mesmo de Joannie começar sua rotina - o nome da canadense foi o mais aplaudido após ser anunciado. Depois da apresentação, no entanto, é que aconteceria o momento mais emocionante da noite - ao ver a plateia aplaudindo de pé seu desempenho, a patinadora foi às lágrimas.

- Foi difícil lidar com tudo isso, mas eu agradeço o apoio dos fãs. Palavras não podem descrever o que sinto - declarou a atleta.

Nesta quinta-feira, Joannie e as outras patinadoras farão a segunda apresentação da prova. Com o terceiro lugar, a canadense saiu na frente na briga por medalhas, já que a soma das notas obtidas define o pódio.

http://www.lancenet.com.br/noticias/10-02-24/706710.stm?olimp%C3%ADada-patinadora-emociona-os-fas-em-vancouver

TV americana comete gafe ao identificar pai de patinadora

Rochette, cuja mãe morreu no último domingo, não resistiu às lágrimas ao fim da apresentação de terça-feira
Foto: Getty Images
Patinadora emocionada Foto: Getty Images
Lynn Zinser

A rede de televisão americana NBC tinha as mais emocionantes histórias para contar quando a patinadora artística canadense Joannie Rochette competiu no programa curto (fase classificatória da modalidade) na noite da última terça-feira, poucos dias depois que a mãe da atleta, Therese, morreu por um ataque cardíaco logo após a chegada a Vancouver.

Mas a emissora preferiu contar essa história colocando no ar repetidamente a imagem de um homem na arquibancada que os locutores identificaram como o pai de Rochette, Normand, apenas para descobrir na sequência que estava mostrando o homem errado.

Normand Rochette realmente estava no Pacific Coliseum assistindo à apresentação, mas o homem identificado como o pai de Joannie era na verdade um amigo da família, Denys Valiquette.

"Nós recebemos a posição de sua cadeira da Federação de Patinação do Canadá", disse a NBC em um comunicado. "Aconteceu que a informação era incorreta. Nós pedimos profundas desculpas pelo erro".

A NBC teve pressa para se defender e o fez já durante a transmissão na mesma noite de terça, quando a apresentadora Mary Carillo leu o pedido de desculpas da emissora.

No vídeo do emocionante desempenho de Rochette, ainda no ar no site da rede, os cortes de câmera para Valiquette ainda estão visíveis, porém os comentários identificando-o como o pai dela foram removidos. O que se ouve agora quando o rosto do amigo da atleta está na tela é o barulho da arena ao fundo.

Contudo, no vídeo, o erro que virou o estômago persiste na memória de todos.

Entenda a prova individual de patinação artística

No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.
http://esportes.terra.com.br/vancouver2010/noticias/0,,OI4286758-EI14373,00.html

A emoção de Joannie Rochette


Vancouver, 23 de fevereiro - A canadiana Joannie Rochette não conteve as lágrimas no final da prova de patinagem artística - programa livre, depois de ter perdido a sua mãe dois dias antes de ter entrado em prova