Corte de telefone e energia de devedores fere Constituição Federal

Corte de telefone e energia de devedores fere Constituição Federal

POR JOÃO BAPTISTA HERKENHOFF

Tem largo curso, no Brasil, a obtenção de certos direitos creditícios, por ato direto dos próprios credores. Refiro-me, por exemplo, ao corte de energia elétrica e à suspensão do serviço telefônico em desfavor do usuário do serviço que não paga sua conta no vencimento.

A ameaça de suspensão, que se sabe será seguida do efetivo bloqueio do serviço, constitui, por si só, um instrumento de pressão que coloca as empresas de energia e de telefonia em situação absolutamente privilegiada dentro do sistema jurídico nacional.

Quando o corte de serviço se realiza — o fornecimento de energia elétrica é suspenso, a linha telefônica fica muda —, tem-se, insofismavelmente, a justiça feita com as próprias mãos, autorizada por lei e já chancelada pelo Poder Judiciário, em algumas decisões, a meu ver, extremamente infelizes.
Creio que esses procedimentos ferem a Constituição Federal.

No mundo moderno, ficar sem luz e sem telefone significa estar privado de bens essenciais. A prestação de tais serviços está ligada ao respeito que é devido à família e à pessoa humana. Tanto a família quanto a pessoa humana são titulares de direitos que traçam o perfil da sociedade democrática de direito.
A dignidade da pessoa humana constitui fundamento da República (artigo 1º, inciso III, da Constituição). A família, base da sociedade, tem direito à especial proteção do Estado (art. 226).

Os cortes assumem o caráter de brutalidade revoltante quando atingem pessoas idosas, doentes e crianças.

Autorizar que se faça justiça com as próprias mãos agride o estado democrático de direito, por cuja implantação tantos lutaram e morreram em tempos recentes de Brasil.

A conquista, que resultou da luta do povo, está expressa no artigo que abre nossa Constituição:
“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito.”
Não estamos afirmando que as empresas fornecedoras de energia elétrica e serviço telefônico têm de oferecer gratuitamente esses bens. Nem estamos negando que sejam titulares de crédito, em face do devedor.

Contudo, que as empresas cobrem seus créditos, como os demais credores, já que todos são iguais perante a lei. (Art. 5º da Constituição Federal). Recorram à cobrança judicial, se a cobrança amigável e a composição falharem. As empresas, como os particulares, estão amparadas pelo princípio da ubiquidade da Justiça. (Artigo 5º, inciso 35, da Constituição). Em razão desse princípio, têm direito de acesso aos tribunais para a busca de seus direitos. Inadmissível é facultar-se a empresas o arbítrio de suspender serviços de primeira necessidade, ao arrepio da Justiça, colocando pessoas e famílias numa situação aflitiva.

Isso, além de afrontar a Constituição, pelos motivos apresentados, é incompatível com um padrão mínimo de civilização.

Barrichello explica frase após GP: "Meu 'porcaria' foi brincadeira"


Barrichello explica frase após GP: "Meu 'porcaria' foi brincadeira"

Rubens Barrichello esclareceu via Twitter que disse que o carro da Williams era uma porcaria "em tom de brincadeira e descontração"

Não é de hoje que as declarações de Rubens Barrichello causam polêmica na mídia. Depois de reclamar publicamente do carro da Williams depois do GP da Malásia, afirmando que “a porcaria do nosso carro não está legal”, o piloto tratou de se explicar através do Twitter, garantindo que tudo não passou de uma brincadeira.


"Para que não haja mal entendido... meu 'porcaria' foi em tom de brincadeira e descontração", declarou Barrichello, que não perdeu a oportunidade de dar uma leve alfinetada nos críticos. "É isso aí, na F1 você é tão bom quanto a sua última corrida. Hoje falam mal, amanhã batem palma. Estou calejado já", disparou.


Barrichello terminou a corrida em Sepang na 12ª posição depois de ficar parado na largada e despencar várias posições no grid. A prova foi vencida por Sebastian Vettel, da Red Bull, com Mark Webber formando a dobradinha da equipe.
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/04/04/barrichello+explica+frase+apos+gp+meu+porcaria+foi+brincadeira+9448324.html



Quinta etapa da Stock Car será em Ribeirão Preto

Quinta etapa da Stock Car será em Ribeirão Preto

Fotos: Carlos Natal / Vicar

São Paulo (SP) - A Stock Car terá sua segunda prova de rua em 2010. Depois de Salvador, com o GP Bahia, agora será a vez de Ribeirão Preto receber a principal categoria do automobilismo nacional, no dia 6 de junho. A programação prevê a quinta etapa da Copa Caixa Stock Car e quarta prova da Copa Chevrolet Montana. A confirmação ocorreu durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (29), no Palácio Rio Branco, sede do governo municipal, com a presença da prefeita Dárcy Vera, do diretor-geral da Vicar, Maurício Slaviero, e de Carlos Col, também da Vicar, que iniciou os contatos para a realização da prova na cidade.

Para Slaviero, trata-se de um marco muito importante para o esporte. “O automobilismo nacional ganha muito com a confirmação de uma etapa da Stock Car no interior de São Paulo, mais especificamente em Ribeirão Preto, uma das maiores cidades do estado e do país. Temos de agradecer o empenho da prefeita Dárcy Vera, que não mediu esforços para poder concretizar este projeto, dando mais uma mostra de seu grande governo”, afirmou.

Em seus 32 anos de história, está será a primeira vez que o interior de São Paulo sedia uma etapa da Stock Car. No entanto, a cidade já tem representantes ilustres com o ex-piloto ribeirão-pretano Paulão Gomes, quatro vezes campeão brasileiro na categoria, e seus filhos Pedro e Marcos Gomes, que disputam a temporada 2010 da Copa Caixa Stock Car. “É um dia realmente especial para a cidade, pois será a primeira vez que a categoria corre no interior de São Paulo. Receber um evento deste porte é um ponto alto na história da cidade. É maravilhoso!”, diz Paulão Gomes.

Pedro Gomes também festejou a confirmação. “A chegada de mais um circuito de rua em uma cidade importante do país tem que ser comemorada por todos os pilotos; será um evento inesquecível. Mas é claro que para mim e para meu irmão a prova em Ribeirão Preto será ainda mais especial, porque vamos ter a experiência única em nossas vidas, a de correr de Stock Car nas ruas de nossa cidade”, diz o piloto da equipe Ecopads Vogel Motorsport.

O local da prova ainda não está totalmente fechado. Ele deverá ser nas proximidades do RibeirãoShopping até o balão da Unip. O trajeto foi uma sugestão de Paulo Gomes, que percorreu alguns pontos da cidade junto com uma equipe técnica da Stock Car.

O calendário 2010 ficou assim:

28/03 São Paulo - Copa Caixa/Mini Challenge
11/04 Curitiba - Copa Caixa/Copa Chevrolet Montana
02/05 Nova Santa Rita (Velopark)- Copa Caixa/ Copa Chevrolet Montana
23/05 Rio de Janeiro Copa Caixa/ Copa Chevrolet Montana /Mini
06/06 Ribeirão Preto (circuito de rua) Copa Caixa/ Copa Chevrolet Montana
15/08 GP Bahia Copa Caixa/Mini
05/09 São Paulo Copa Caixa/ Copa Chevrolet Montana /Mini
19/09 Campo Grande Copa Caixa/ Copa Chevrolet Montana
10/10 Londrina/alternativa Copa Caixa/Mini
24/10 Santa Cruz do Sul Copa Caixa/ Copa Chevrolet Montana /Mini
21/11 Brasília Copa Caixa/ Copa Chevrolet Montana /Mini
05/12 Curitiba Copa Caixa/ Copa Chevrolet Montana /Mini

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
MBraga Comunicação:
Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324/Beatriz Karoline de Paula - MTb 42905
Fones: (11) 3576-1369/7720-5109 - ID 55*1*35679
E-mails: imprensa@vicarbrasil.com.br / braga@vicarbrasil.com.br
http://stockcar.globo.com/index.php/2010/03/29/quinta-etapa-da-copa-caixa-stock-car-2010-sera-realizada-em-ribeirao-preto/

Stock Car: avenidas de Ribeirão Preto serão recapeada
Duas avenidas da zona sul da cidade receberão novo asfalto para a corrida em junho

Foto: Sergio Masson / Tribuna de Ribeirão Preto

Pelo menos duas avenidas do Jardim Nova Aliança (a Braz Olaia e a Lygia Latuf Salomão), ambas na zona sul de Ribeirão Preto, receberão asfalto especial para a disputa da quinta etapa da Copa Caixa de Stock Car, que será realizada no dia 06 de junho.

O circuito de rua deverá ter 2,2 quilômetros de extensão e a área do Ribeirão Shopping fará parte do traçado, que conta com as sugestões do ex-piloto Paulo Gomes, que é natural da cidade.

A primeira etapa da Stock Car deste ano aconteceu no último domingo (28), em Interlagos.

A vitória foi de Max Wilson, da equipe Eurofarma RC, que completou as 27 voltas com o tempo de 48min01s347, seguido por Átila Abreu (AMG Motorsport) e Nonô Figueiredo (Cosan Mobil Super Racing).