Carro voador chega a 200 km/h

Em testes, carro voador chega a 200 km/h

Um carro voador chamado Aeromobil 2.5 fez seu primeiro voo nesta semana na Eslováquia. O veículo atinge a velocidade de 200 km/h quando no ar, e 130 km/h em terra.

O automóvel comporta apenas dois passageiros e tem asas que podem ser dobradas para circular nas ruas.Voando, o Automobil tem autonomia de 700 km e de 500 km quando em terra.

O projeto levou mais de 20 anos para chegar à versão atual e essa é sua terceira edição desde o início do desenvolvimento em 1990.

A iniciativa é do designer Stefan Klein, cuja empresa é baseada na cidade de Bratislava, Eslováquia. O carro-avião ainda não tem previsão de ser comercializado.

O veículo é concorrente do Transition, da americana Terrafugia, que também já tem protótipos de automóveis com asas retráteis.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do Automobil 2.5.



 Um protótipo de um carro capaz de transformar-se em avião já está sendo testado. Denominado TF-X, ele poderá entrar em produção nos próximos anos, segundo reportagem publicada no jornal italiano Corriere Della Sera.

O veículo voador Terrafugia Transition é uma espécie de pequeno avião de dois lugares, com asas, que se transforma no carro e pode ser guardado em qualquer garagem.

Ele faz 70 quilômetros por hora no ar e 115 na estrada. O preço estimado quando ele chagar ao mercado é de aproximadamente US$ 300 mil (cerca de R$ 606 mil).

O problema do invento é que ele precisa de uma pista para a decolagem, o que inviabiliza o sonho de sair voando quando o trânsito está congestionado. A não ser que os demais motoristas presos no congestionamentos concordassem em abrir espaço, o que é uma hipótese totalmente descartada.

Pensando nisso engenheiros  dos Estados Unidos tentam criar um modelo mais fácil de usar, que possa decolar verticalmente, sem necessitar de pista para ganhar velocidade.

Embora necessite de 30 metros de diâmetro para espalhar suas asas, um protótipo já recebeu aprovação do governo dos EUA, desde que adote algumas restrições, como pneus de aros mais leves que os carros comuns.

O protótipo é capaz de acomodar confortavelmente quatro pessoas. Por via das dúvidas, ele vem equipado com para-quedas.