Polícia divulga imagem de novo suspeito no caso Madeleine

Polícia divulga imagem de novo suspeito no caso Madeleine

Autoridades britânicas digitalizaram imagem de um homem carregando uma criança nas proximidades do local de onde a menina desapareceu em 2007, aos 3 anos


A polícia britânica divulgou nesta segunda-feira imagens de um suspeito de envolvimento no caso Madeleine McCann, a menina que desapareceu em 2007, durante uma viagem de férias com a família para Portugal. Os retratos foram elaborados com a ajuda de programas de computador. O homem teria sido visto por duas testemunhas próximo ao local do desaparecimento "carregando uma criança de três ou quatro anos com o cabelo louro e possivelmente de pijama", disse um dos investigadores. 


A polícia destacou que encontrar o homem é de "vital importância". As imagens foram divulgadas na Alemanha e Holanda e elaboradas com base nos depoimentos das duas testemunhas que o viram na área de Praia da Luz. As testemunhas descreveram o homem como branco, com idade entre 20 e 40 anos, branco, cabelo castanho, de tamanho e peso médio.

Novo suspeito no caso Madeleine

"Este homem pode ou não ser chave para desbloquear a investigação, mas falar com ele é vital importância para nós", disse o inspetor chefe Andy Redwood, o oficial da Scotland Yard que comanda a investigação. "Temos testemunhas que o colocam na área no momento do desaparecimento de Madeleine", completou.

E esta não é a única novidade no caso. Na noite desta segunda, o programa Crimewatch, do canal britânico BBC, apresentará uma nova cronologia do desaparecimento da menina durante as férias em Portugal, pouco antes de completar quatro anos, com base em novos dados obtidos pela polícia.

Segundo os investigadores, as informações a serem divulgadas estão baseadas no “entendimento mais atual e detalhado” sobre os acontecimentos. Durante o programa, serão feitos novos pedidos para que a população britânica ajude com qualquer informação que possa ajudar a esclarecer o caso. Apelos semelhantes devem ser feitos também na Holanda e Alemanha, país de origem da maioria dos turistas hospedados no resort.

Os pais da menina, Kate e Gerry McCann, disseram na última semana que ficaram “muito encorajados” com as novidades no caso. Eles disseram que “peças do quebra-cabeças” começaram a se juntar desde que a Scotland Yard iniciou sua própria investigação, em julho, depois de passar dois anos revisando o processo. Em Portugal, a investigação foi encerrada em 2008, mas uma equipe está colaborando com as investigações da Scotland Yard.

Cronograma

O cronograma e a 'versão aceita dos acontecimentos' em torno do desaparecimento de Madeleine McCann mudaram significativamente, disse a polícia britânica.

A Polícia Metropolitana de Londres afirmou que a reabertura do caso - cujos detalhes serão exibidos pelo programa Crimewatch, da BBC, esta segunda-feira - revelará os detalhes da 'reconstituição mais detalhada' do caso até agora.

Assista: http://www.bbc.co.uk/worldservice/emp/pop.shtml?l=pt&t=video&r=1&p=/portuguese/meta/dps/2013/10/emp/131014_madeleine_crimewatch_bbc_investigacao_rw.emp.xml

Como parte do esforço para solucionar o caso, a reconstituição da polícia tem quase 25 minutos de duração e mostra os eventos que precederam e rodearam o desaparecimento de Madeleine.

'Ao sermos autorizados a trabalhar com o programa Crimewatch para fazer a reconstrução mais detalhada até agora, pudemos destacar pontos muito específicos da investigação', disse o detetive Andy Redwood
'A análise cuidadosa e crítica do cronograma de eventos tem sido absolutamente fundamental. Primeiramente, estamos focados no período entre 20h30 e 22h', acrescentou.

Mais informações em video http://noticias.br.msn.com/video/default2.aspx?videoid=a518bf42-8be4-4154-87f1-7c7596a77e15

'Nós sabemos que às 20h30 foi quando os McCann desceram para a área de tapas, para jantar, e também sabemos que às 22h Madeleine foi dada como desaparecida pelos pais.'

Ao saírem para jantar, os pais da menina a deixaram dormindo no apartamento em que estavam passando férias.

A expectativa da Scotland Yard é que, ao exibir a nova reconstituição ao grande público, seja possível obter novas informações que a ajudem a desvendar o caso.