Confira os museus que disponibilizam parte do seu acervo na rede

Pela internet, uma prévia saborosa


Natalia Zonta/AE
Fachada da Tate Modern Gallery, em Londres. Obras podem ser vistas na rede

SÃO PAULO - Nada substitui o prazer de conhecer um museu in loco. Mas um passeio pela internet oferece aperitivos bastante saborosos do que há nas instituições. As páginas trazem de informações práticas, como a localização, a destaques dos acervos.

Para a museóloga e chefe da Divisão de Difusão Cultural do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), Marília Xavier Cury, a pesquisa virtual prévia ajuda a definir o quê e quando visitar. ´O interessante é que você pode se preparar´, disse ela, que usou a internet para garimpar instituições dedicadas à arqueologia na Espanha, onde pretende fazer um estágio.

O Museu de História Natural de Londres, um dos mais procurados, com 3,8 milhões de visitantes na temporada 2005/2006, tem um site bem informativo e fácil de navegar. Na opção Plan your visit (planeje sua visita), você pode ver muitas fotos. O Gallery Announcement é o espaço para descobrir o que há de novo no museu. Já nas zonas Vermelha, Verde, Azul e Laranja, há prévias de coleções temáticas: elementos naturais, ecologia, dinossauros e jardim selvagem.

No também londrino Tate Modern, dono de um belo acervo de arte contemporânea, a pesquisa pode ser feita pelo nome do artista. O Telefone de Lagosta e o Horizonte Esquecido, de Salvador Dalí, estão no site.

A dedicação do Museu da Língua Portuguesa às palavras só poderia resultar num site cheio de informações. Mais do que uma visita virtual ao museu, a página é um centro de brincadeiras com a língua. Dá até para ouvir exemplos de sotaques regionais.

Representante da cultura negra, o Museu Afro Brasil oferece uma boa galeria de imagens em sua página na rede. Tudo por meio de fotos das obras da coleção e dos eventos realizados.

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Projeto aprovado determina acesso a redes digitais de informação em todas as escolas

A Comissão de Educação (CE) acaba de aprovar, em decisão terminativa, projeto de lei de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que tem por objetivo determinar que, até 31 de dezembro de 2013, todas as escolas públicas e particulares de educação básica e superior deverão dispor de acesso a redes digitais de informação para uso dos profissionais da educação e dos estudantes, nos termos das especificações dos respectivos sistemas de ensino (PLS 103/07).

A proposta, que recebeu parecer favorável do relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), altera ainda dispositivos da Lei 9.998/00, que institui o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), de forma a financiar programas, projetos e atividades que tenham por objetivo garantir o acesso às redes digitais.

Emenda de Azeredo determina ainda que a União garanta a instalação e manutenção, em cada estabelecimento público de ensino, de pelo menos um computador com acesso à Internet para cada dez alunos.

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Saiba o que aproxima e afasta o celular da internet

Diretor de serviços de valor agregado da Claro, Marco Quatorze, enumera os fatores que considera vitais nesse processo.

Parece unanimidade no meio das telecomunicações que a união do celular com a internet vai acontecer em breve. Entretanto, existem diversas questões em torno desse tema. Confira quais são os fatores destaque nesse “casamento” do celular com a internet, segundo a opinião do diretor de serviços de valor agregado da Claro, Marco Quatorze.

Entre as características que aproximam, de acordo com o executivo, estão o imediatismo, a localização, interatividade, simplicidade, conteúdo gerado pelo usuário, novas tecnologias surgindo a todo momento e poder de escala. “Além disso tem o fato de que ambos equipamentos tem a característica de ser P2P [de usuário final para usuário final]”, acrescenta o executivo.

O que mais dificulta a aproximação do celular com a internet, no entanto, são fatores como a limitação do browser, os custos da rede de celulares e a dificuldade de oferecer planos ilimitados, capacidade de processamento restrita dos dispositivos móveis, que não acompanham a capacidade de processamento, rapidez de acesso, porque o Brasil ainda não conta com uma rede 3G e, finalmente, restrições na capacidade da bateria, teclado e celular.

Outra questão que diferencia os dois equipamentos, segundo Quatorze, é que na internet as mudanças acontecem de forma mais espontânea, enquanto no celular as práticas são mais padronizadas e exigem mais tempo até que aconteça a migração. “Também é preciso considerar que a capacidade de processamento do PC é muito maior que a do celular”, ressalta.

Apesar das diferenças, o executivo acredita que certamente a fusão das duas tecnologias deverá acontecer em breve, principalmente porque isso já pode ser visto entre a Web 2.0 e o Móbile 2.0. “Na Claro, um dos serviços que teve adoção de forma mais rápida foi o serviço em que disponibilizamos o recebimento de scraps do Orkut no celular e isso prova a capacidade da união”, exemplifica.

Por Luiza Dalmazo, do COMPUTERWORLD

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Promotor pede cancelamento de comunidade do Orkut

O Promotor de Justiça de Garanhuns, Alexandre Bezerra, recomendou à empresa Google que retire do ar uma comunidade do site de relacionamentos Orkut que vem expondo rapazes da cidade, afirmando que são homossexuais. A recomendação foi enviada para o escritório da empresa em São Paulo. Caso a medida não seja cumprida, o Promotor vai ingressar com ação civil solicitando o cancelamento do conteúdo difamatório.

Esta não é a primeira vez que o Orkut a gerar uma atuação do MPPE. Em março deste ano, o mesmo Promotor conseguiu da Justiça uma decisão ordenando que fosse retirada do ar uma comunidade que difamava moradoras da cidade de Canhotinho, na mesma região.

Neste caso, o Promotor já conseguiu identificar o IP (Internet Protocol) do computador no qual a comunidade foi criada, e espera encontrar o autor da difamação. Agora, a expectativa de Bezerra é de que, no caso de Garanhuns, também seja possível identificar o IP e, posteriormente, o criador da comunidade.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

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Youtube coloca publicidade dentro de vídeos

O site de vídeos YouTube está inserindo um novo formato publicitário nos clipes exibidos no serviço, incluindo uma mensagem que é exibida na parte inferior do player em meio à exibição dos vídeos.
Se o usuário clica no texto, o anúncio se expande até ocupar toda a área do player. Os anúncios são dirigidos, ou seja, segmentados conforme o mercado a que se destinam.
Os vídeos de anúncios apresentam uma barra de progresso amarela, em vez da vermelha que aparece nos vídeos normais.
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Soldado ganha premio por Blog sobre guerra

Da France PresseLONDRES -
Colby Buzzell, um ex-soldado americano que acabou se tornando escritor, ganhou nesta segunda-feira o prêmio Lulu Blooker por seu livro "Passar o tempo no Iraque", inspirado do blog que ele escreveu durante suas missões (http://www.cbftw.blogspot.com/).
"Um carro explodiu no Iraque, 30 mortos, 100 feridos, dois soldados mortos, três feridos. Quem lê o blog de um soldado percebe que ele está falando de seus temores, suas preocupações, suas esperanças. Depois, é como se a guerra se tornasse realidade para o leitor", disse ele.
"Eu partia em missão ou em patrulha, voltava, sentava no computador e era como uma libertação. Não escrevi para os outros ou para o mercado, escrevi para mim", explicou o ex-soldado, que se descreveu como um "autor por acidente" numa entrevista a uma revista americana.
Seus escritos não agradaram ao exército americano, que o dispensou em 2005.
Colin Buzzell descobriu os blogs em 2004, pouco tempo depois de entrar no exército, e passou a descrever todos os dias os horrores da guerra, o medo, a violência e o caos, com o objetivo de brindar o público com uma visão realista da situação no Iraque.
Porém, o exército americano fechou seu blog, e a aventura poderia ter parado por aí se tantas pessoas não tivessem manifestado apoio. "Recebia centenas de e-mails por dia", afirmou.
Este sucesso da rede contaminou rapidamente o mundo literário.
O livro, intitulado "My war: killing time in Irak" (Minha guerra: passando tempo no Iraque), é publicado em setembro de 2006 e traduzido em sete idiomas.
O prêmio Lulu Blooker recompensa os "blooks" (livros baseados em blogs, sites e outros conteúdos on-line), lhe trouze um reconhecimento suplementar.
Apesar do sucesso, este ex-soldado, hoje desempregado, não quer se definir como um escritor e prefere o termo de "autor por acidente".
O livro de Colin Buzzell concorria com cerca de 110 obras de 15 países diferentes nesta edição
do prêmio Lulu Blooker.
CORREIO WEB

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Filha de Gretchen faz ensaio nu com namorada




































Filha de Gretchen, Tammy faz ensaio com nova namorada para a revista Sexy

A filha da cantora Gretchen, a ex-dançarina Thammy Miranda, 24 anos, fez um ensaio nu com a nova namorada, Julia Paes, 22, para a edição de maio da revista Sexy Premium

Em poses sensuais e provocantes, as duas mostram intimidade em imagens feitas pela fotógrafa Vanessa Truglio. Os cenários escolhidos foram um quarto e um jardim, reproduzidos num estúdio em São Paulo.
Thammy afirma que está apaixonada e que o namoro, de quase quatro meses, é sério. Julia, que posa nua pela primeira vez, é vendedora, já foi casada e tem dois filhos.
Este é o segundo ensaio nu de Thammy com uma namorada. Em outubro do ano passado, ela foi capa da primeira edição da revista Entre Elas ao lado de Patrícia Ferreira, com quem terminou em novembro.


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Britânico vira suspeito em caso de menina em Portugal

Polícia portuguesa fez busca em chalé próximo de balneário.
Cidadão britânico mora no local com a mãe.

A Polícia Judicial (PJ) portuguesa realizou nesta segunda-feira (14) uma busca em um chalé próximo ao lugar onde se encontrava a menina britânica Madeleine McCann, de quatro anos, desaparecida desde o último dia 3 em um complexo turístico no sul de Portugal.

Segundo informou o canal estatal "RTP-1", a PJ interrogou o cidadão britânico Robert Murat, que ocupa o referido chalé em companhia de sua mãe, Jennifer, de 79 anos.

Foi a jornalista britânica Lori Campbell, do jornal "Sunday Mirror", que denunciou a suspeita atitude de Murat, que desde o primeiro momento desprezou as operações de busca da polícia portuguesa, e afirmou que era "tarde demais", e que Madeleine certamente "já estava na Espanha".

A jornalista disse que Robert Murat também se apresentou como "porta-voz" dos pais de Madeleine, o que posteriormente se comprovou totalmente falso.

As autoridades portuguesas deram busca nesta segunda no chalé da família Murat, e chegaram até mesmo a esvaziar a piscina, em busca de pistas sobre o paradeiro da menina. Murat tem cerca de 1,70m e usa óculos, se encaixando com o retrato falado do suspeito feito por testemunhas.

Além de Murat, a polícia portuguesa interrogou na noite de hoje outras duas pessoas sobre o desaparecimento da menina.

O canal de televisão informou que outros dois suspeitos, ligados a Murat, estão sendo interrogados na sede da PJ, em Portimão.

Os pais da menina disseram nesta segunda aos jornalistas que vão permanecer em Portugal, e esperam retornar ao Reino Unido com sua filha, desaparecida enquanto dormia com seus dois irmãos gêmeos de dois anos.

"Até que se prove o contrário, permanecerei convencido de que Madeleine está a salvo", disse Gerry McCann.

O pai agradeceu também aos jornalistas, pelas notícias e fotos da menina desaparecida que transmitiram, e que podem contribuir para que seja localizada.

"Nenhuma pessoa foi detida até o momento" em relação a este caso, confirmou uma fonte policial à agência Lusa.

Os investigadores estão cada vez mais inclinados para a hipótese de rapto. "Na medida em que não houve pedido de resgate, o rapto é a hipótese mais plausível, mas não temos nenhuma certeza", disse um policial a mesma agência de notícias portuguesas.

A pequena Maddie desapareceu na noite do dia 3 de maio, quando dormia em um quarto do hotel ao lado de seus irmãos gêmeos de dois anos. Os país tinham saído para jantar em um restaurante próximo ao hotel.

G1


http://www.periodistadigital.com/imgs/20070511/madelinemccan250.jpghttp://image.guardian.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2007/05/10/madev1.jpghttp://www.express.co.uk/img/dynamic/1/285x214/6821_1.jpghttp://www.smh.com.au/ffximage/2007/05/12/beckhamappeal_wideweb__470x385,0.jpghttp://www.primerahora.com/XStatic/primerahora/images/editor/070514desaparecida.jpghttp://www.larazon.es/Imagenes/025nac11fot2c.jpghttp://www.20minutes.fr/img/photos/afp/2007-05/2007-05-07/article_SGE.AYY53.070507151939.photo00.photo.default-512x379.jpghttp://www.talcualdigital.com/Avances/Image/madeleine.jpghttp://sevilla.abc.es/RC/200705/11/Media/galerias/M1-1792241544--200x220.jpghttp://www.eitb24.com/archivos/imagenes/eitb24/internacional/2007/05/05/Madeleine-McCann-2007050516402712xm1.jpghttp://dn.sapo.pt/2007/05/05/959476.jpg

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Padre Marcelo foi impedido de se aproximar de Bento 16 durante visita

Bispos e outros religiosos envolvidos com a organização da visita de Bento 16 manobraram para impedir que o padre Marcelo Rossi e d. Fernando Figueiredo, bispo de Santo Amaro, pudessem sequer se aproximar do papa durante os cinco dias em que o sumo pontífice esteve no Brasil.
Padre Marcelo e d. Fernando são dois dos principais expoentes do catolicismo no Brasil nos últimos dez anos, responsáveis diretos pelo "reaquecimento" do catolicismo não só na mídia, mas talvez no volume de fiéis atraídos às igrejas. Em 1998, por exemplo, uma gravação do padre Marcelo no santuário de Terço Bizantino virou sucesso nacional e vendeu mais de 3,2 milhões de cópias --número equivalente aos maiores sucessos de Xuxa.

A Folha Online apurou que divergências "político-religiosas" fizeram com que os católicos envolvidos na visita de Bento 16 vetassem a aproximação de bispos e padres da chamada Renovação Carismática --caso de d. Fernando e padre Marcelo-- com o papa. Nenhum dos dois se aproximou a menos de 50 metros do sumo pontífice durante os cinco dias.

Padre Marcelo programara havia meses visitar Bento 16 no mosteiro, durante a visita. Ele tentou ver o papa na manhã quinta e sexta-feira, ao lado de d.Fernando. Recebeu um "não". Nem ele nem o bispo quiseram falar com a reportagem a respeito. Nenhum porta-voz ligado à organização da visita de Bento 16 foi encontrado até a publicação desta reportagem para se manifestar.

O papa e os carismáticos

Bento 16 não é um entusiasta da Renovação Carismática, mas também não a reprova. Em alguns de seus discursos, ainda como cardeal, criticou a forma espalhafatosa como os carismáticos conduzem a missa. Entre outras admoestações, há uma reação forte de alguns cardeais contra o uso de instrumentos eletrônicos --como guitarra e baixo--, além da bateria, durante as missas.

Mesmo assim, durante o pontificado de João Paulo 2º, o então cardeal Joseph Ratzinger chegou a receber padre Marcelo --então um popstar-- e d. Fernando em audiência no Vaticano, com grande empatia. A hierarquia abaixo dele, no entanto, não parece ter o mesmo sentimento.

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Acesso a internet por R$ 7,50 ao mês, anuncia governo

Acessar à internet poderá ficar mais barato. Segundo anúncio feito hoje (14) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a inauguração de uma fábrica de computadores em Hortolândia, São Paulo, "para quem ainda não pôde ter sua conexão banda larga, o governo federal fechou acordo com as operadoras de telefonia fixa, que vão oferecer pacotes de 600 minutos de acesso discado por apenas R$ 7,50 por mês, o que significa para o internauta uma economia de até 85% em horário comercial".
A partir de agora, também, os computadores portáteis, conhecidos como notebooks, passam a fazer parte do programa Computador para Todos. "De acordo com a portaria que publicamos hoje, os notebooks têm custo de até R$ 1.800 com uma configuração capaz de atender as necessidades da grande maioria dos usuários, e poderão ser comprados em prestações que cabem no orçamento das camadas populares do nosso país", afirmou o presidente.

Lula afirmou que no Brasil o computador deixou de ser coisa de rico. "O conhecimento deixou de ser para poucos. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas a inclusão digital é cada vez mais uma realidade do nosso país. Quanto maior a inclusão digital, menor a exclusão social. Um computador conectado à internet significa acesso a mais conhecimento e cria novas chances no mercado de trabalho, abre portas para uma vida melhor e mais digna", disse o presidente.

O programa Computador para Todos é um programa do governo federal, que desde novembro de 2005 está financiando a compra de computadores para usuários de baixa renda.
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Vídeos pagos pela internet estão com os dias contados, diz pesquisa

O download pago de vídeos é um modelo de negócios que deve se esgotar em breve, afirma uma pesquisa da consultoria americana Forrester Research. O seu lugar deve ser ocupado por acessos gratuitos a conteúdos patrocinados por publicidade, o que vai revirar a internet. "O mercado de vídeos pagos, na sua forma atual, estará extinto em breve, apesar do rápido crescimento e dos milhões de dólares gastos atualmente", afirma James McQuivey, responsável pela pesquisa da Forrester.

Segundo o analista, o mercado de vídeos pagos deve atingir seu pico neste ano, para depois declinar. O estudo estima que os internautas gastem 279 milhões de dólares em 2007 para baixar conteúdos de vídeo da internet, ante os 98 milhões do ano passado. Depois disso, porém, as receitas tenderão a cair.

Se as previsões estiverem corretas, grandes companhias terão problemas. O vídeo pago é o modelo de negócios adotado por gigantes como a Apple, Amazon, Microsoft e Wal-Mart. O problema, segundo a Forrester, é que apenas 9% dos internautas já pagaram, alguma vez, para ter acesso a um vídeo. O mais preocupante, de acordo com a pesquisa, é que essa parcela não representa a vanguarda dos consumidores – o que indicaria uma tendência de mercado capaz de crescer nos próximos anos -, mas o contrário. Os internautas que pagam por vídeos são classificados como viciados em um nicho ou conteúdo específico, o que os leva a fazer qualquer coisa para acessá-lo – inclusive pagar pelo download. Assim, sem a adesão da vanguarda dos consumidores ao pagamento por conteúdo, o modelo não crescerá na velocidade ideal para atender às ambições dos grandes investidores que apostaram nele, afirma a Forrester.

"Para atrair os consumidores que ditam a tendência de mercado, os executivos de mídia precisam criar novos modelos de negócios e mecanismos de acesso ao conteúdo apoiados por publicidade", afirma McQuivey. O analista prevê que os canais de televisão aberta e por assinatura vão migrar para o modelo baseado na publicidade. Já os grandes estúdios de cinema, cuja receita com downloads de vídeos é mínima, deverão investir em modelos de assinatura semelhantes aos canais premium das TVs pagas.

A Forrester afirma que as implicações do fim do download pago vão além de uma corrida ao mercado publicitário em busca de receitas. Uma delas é uma reviravolta no mercado de conversores digitais (os set-top boxes – aparelhos que convertem sinais analógicos em digitais). A Apple, por exemplo, seria obrigada a repensar o Apple TV, aparelho lançado no início do ano e que transporta o conteúdo de computadores para os televisores. A aposta da Apple é um sistema de pay-per-view, mas a Forrester recomenda um modelo apoiado em publicidade e serviços de banda larga capaz de colocar o conteúdo de sites como o YouTube e ABC.com diretamente na TV.

Empresas pioneiras de download pago de vídeos, como CinemaNow e Movielink, precisarão mudar seu foco. A tendência é que essas empresas fechem parcerias com operadoras de
telecomunicações e satélites, a fim de investir no fornecimento de vídeos sob demanda.

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Solidão leva crianças britânicas à internet, diz estudo

Pesquisa mostra também que 46% das crianças entrevistadas já deram,

por meio da web, dados pessoais para pessoas desconhecidas


LONDRES - Uma pesquisa entre mais de 2 mil crianças britânicas revelou que 60% delas utilizam sites de bate-papo na internet para combater a solidão e 53% para compartilhar seus problemas.

O estudo, realizado pela organização britânica de proteção à criança National Society for the Prevention of Cruelty to Children (NSPCC), constatou também que 50,4% dessas crianças já viveram experiências desagradáveis na rede, incluindo intimidação, ameaças ou assédio sexual.

Ao todo, 2.053 crianças, a maioria com idades entre 11 e 16 anos, participaram da pesquisa. Do total, 1.187 eram meninos e 866, meninas.

Mais da metade dos jovens, um total de 1.071, disseram que visitam sites de bate-papo ao menos uma vez por dia.

Razões

Quando questionados sobre as razões pelas quais visitam os sites, cerca de 90% dos participantes responderam que usam a internet para fazer amigos e 80% para fazer contato com pessoas conhecidas.

Mais de 60% usam a rede para encontrar pessoas parecidas com elas e "receber conselhos de pessoas da mesma idade". Cerca de 55% usam a internet para saber que não estão sozinhas.

Ajudar um amigo em situação difícil ou buscar apoio quando em uma situação difícil também foram respostas comuns. A NSPCC manifestou preocupação com a popularidade de sites como Bebo ou MySpace, visitados diariamente por 52% dos entrevistados.

A pesquisa é parte de uma campanha da entidade para encorajar as crianças a denunciar abusos sofridos em sites de bate-papo.

Dados Pessoais

"Crianças sofrem ameaças reais na internet, como abordagens sexuais, intimidação, exposição a imagens violentas, pornografia e outros materiais inapropriados", disse Mary Marsh, diretora da NSPCC.

"Interação social na internet é parte das vidas de milhões de crianças", acrescentou. "Temos de reconhecer e responder a esta realidade ajudando-as a usar a internet de forma mais segura e, ao mesmo tempo, a denunciar abusos"

Estudos anteriores revelam que uma em cada três crianças que utilizam a internet já recebeu comentários sexuais indesejados pela rede ou por torpedo.

Quase a metade (46%) já deu dados pessoais, incluindo fotografias e número do telefone, a alguém que conheceu na internet.

Meninas que ligaram para o telefone da NSPCC dedicado à criança disseram que marcaram encontros com meninos que conheceram em sites de bate-papo, mas ao conhecê-los descobriram que eram, na verdade, homens mais velhos procurando por sexo.

A NSPCC aconselha crianças a nunca revelar seus dados pessoais na internet, nem mesmo seu nome verdadeiro.

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