Japão cria arroz com vacina contra cólera

Estudo pode permitir fabricação de vacinas eficazes de fácil distribuição.
Arroz transgênico "vacinado" não precisa de refrigeração para ser preservado.
Mais uma maravilha da tecnociência: um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, criou uma vacina contra o vibrião da cólera feita de arroz transgênico.

Segundo os pesquisadores, a versão "comível" da vacina tem várias vantagens: primeiro, dispensa o uso de agulhas para ministrá-la. Segundo, e talvez mais importante, não precisa de refrigeração para ser preservada.

Ainda será preciso realizar muitos testes antes que o arroz "vacinado" esteja disponível para o cidadão comum. Hoje, ele foi apenas testado em laboratório, com testes preliminares em camundongos.

Para produzir o arroz anticólera, os cientistas encabeçados por Tomonori Nochi tiveram de alterar geneticamente a planta para que ela produzisse uma substância presente no vibrião da cólera. Esse composto, denominado sub-unidade da toxina B da cólera, é justamente um dos responsáveis pelo disparo de uma resposta do sistema imunológico.

Após fazer as alterações genéticas, os cientistas constataram que o arroz de fato possuía essa substância e decidiram testá-lo em camundongos, constatando que eles produziam anticorpos para a doença. Também constataram, em experimentos in vitro, que a digestão não era capaz de neutralizar o efeito.

Foto

Arroz vira vacina? (Foto: Reprodução)

"Como elas não precisam nem de refrigeração, nem de agulha, essas vacinas baseadas em arroz oferecem uma estratégia altamente prática e financeiramente viável para vacinar oralmente grandes populações contra infecções das mucosas, incluindo aquelas que podem resultar de um ato de bioterrorismo", afirmam Nochi e seus colegas, em estudo publicado na edição desta semana da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a "PNAS".

Para os cientistas, a cólera não é a única doença que pode ser atacada dessa maneira. Outras vacinas poderiam surgir de manipulação genética do arroz, e, segundo eles, a pesquisa beneficiaria sobretudo os países em desenvolvimento, "onde a necessidade é geralmente maior".
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iG estréia primeira novela interativa da internet

O iG lança hoje, dia 12, a primeira novela interativa da internet brasileira. Em formato inédito, a trama se passa no mundo real e virtual ao mesmo tempo. Lançada pelo iG, criada pela agência de publicidade 141/Soho Square e produzida pela Cinemacentro, a produção segue o conceito de protagonismo do portal, “o mundo é de quem faz”. Ela tem como grande foco a interatividade e o internauta poderá participar de toda a trama tanto no mundo virtual, na ficção e no mundo real, descobrindo suas pistas em ruas e em espaços públicos, como a Avenida Paulista, a Praia de Copacabana ou no São Paulo Fashion Week.

“O objetivo é buscar uma forma diferenciada de se comunicar com o público, aumentando o número de usuários e o seu tempo de permanência no site. Trata-se de um projeto inovador em que os internautas deixarão de ser observadores para opinarem e tornarem-se atores”, explica Marcelo Lobianco, diretor de Publicidade do Internet Group. Uma das formas de interatividade será através de um blig criado especialmente para a trama, além do Second Life.

A novela ficará 45 dias no ar, de segunda a sexta-feira (com edições especiais aos finais de semana), distribuída em capítulos ou “pílulas” de 1 minuto e meio por dia.

A trama, que conta com um núcleo de 10 atores, já tem os primeiros capítulos gravados, mas seu objetivo é contar com a participação do público, que pode ser tornar personagem da atração.

A trama central da novela sugere um mistério em torno do tema-título e, em diversas situações, o público será levado a discutir o que é real ou virtual e quais as conseqüências dessa "troca de corpos" entre os dois mundos. De repente, os protagonistas poderão ser vistos nas ruas e, pessoas comuns, protagonizando a história. Uma das principais questões, inclusive, será a respeito da realidade virtual, seu uso e adequação no dia-a-dia da vida real.

Nas versões em português, inglês e espanhol, “De que lado você está?” foi criada sobre três pilares: convergência, através da interligação dos diversos meios de comunicação, como a internet, o celular e, em breve, a TV; conteúdo, pela abordagem de diferentes temas relacionados ao comportamento humano - e, por fim, canal, com o aprofundamento da experiência virtual, como uma nova forma comunicação entre marcas, formadores de opinião e consumidores.

“Os anunciantes que embarcarem nessa aventura vão participar de um pacote de conteúdo que aposta na efetiva convergência, com o uso de diferentes ferramentas de comunicação para reter e atenção do consumidor”, completa Mauro Motoryn, Presidente da 141/Soho Square. "Para os anunciantes, é uma chance de fazer merchandising participativo, porque o produto estará inserido dentro de um contexto inédito", acrescenta Lobianco.

A novela tem a direção de Fernanda Telles (Cinemacentro), que dirigiu os programas “Popstars” e “Ídolos”, do SBT, e roteiro de Emilio Boechat, que foi colaborador da novela “Floribella”, da Band, e dos espetáculos “Camila Baker, lives in concert” e “Camila Baker, a saga continua”. "Esta novela é parte de uma série de projetos de produção de conteúdo cross media em que a Cinemacentro está investindo", conta o diretor-presidente da empresa, Enzo Barone.

O lado game da novela

E a interatividade entre novela e público vai além da parceria no desenrolar da história, pois os internautas serão convidados a participar de diversos games e competições, entre um capítulo e outro.

Para os que adoram desvendar mistérios, o Game Enigma irá desafiar o público, em tarefas nada fáceis, com direito a pistas por todo o portal do iG e comunidades relacionadas.

Já o Fashion Challenge será a disputa entre talentosos designers que concorrerão a 5 vagas na equipe que criará uma coleção para a novela.

Haverá também um concurso de bandas, para encontrar o grupo que fará a trilha sonora da atração e, ainda, um concurso das melhores colaborações, que elegerá 5 internautas que ajudarão a escrever a novela, sendo um deles por semana.

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Notícias de Ribeirão Preto 12/06/2007

Prefeitura apresenta propostas antienchente
Jornal A Cidade - Ribeirão Preto,SP,Brazil
A prefeitura de Ribeirão Preto apresenta hoje, na sede do Ministério
Público Estadual (MPE), o projeto que prevê diminuir o problema das
enchentes na região ...


Em busca dos pais
Gazeta de Ribeirão - Ribeirão Preto,SP,Brazil
Ribeirão Preto tem cerca de 4.500 alunos da rede estadual sem o nome de
seus pais na certidão de nascimento. O levantamento é do Tribunal de
Justiça do ...


Vereador vota projeto hoje
Jornal A Cidade - Ribeirão Preto,SP,Brazil
A Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto vota hoje o projeto de lei de
autoria do prefeito que autoriza a Companhia Habitacional de Ribeirão
Preto ...


Juiz barra venda da folha de pagamento
Jornal A Cidade - Ribeirão Preto,SP,Brazil
Pela segunda vez, a Justiça de Ribeirão Preto barrou a concorrência
aberta pela prefeitura para "vender" a folha de pagamento a bancos
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Sancionada Lei de atendimento a obesos em hospitais

Foi publicada no Diário Oficial do Executivo dia 11 de junho (segunda-feira), a Lei 5.038/07, de autoria do deputado Pedro Fernandes (Dem), que determina a adaptação dos hospitais da rede privada para o atendimento a obesos mórbidos e graves.

Para o parlamentar, a iniciativa repara uma situação que, segundo ele, "deixa claro o descaso da sociedade para com estes cidadãos". "Estamos no caminho certo para garantir dignidade para os obesos", afirmou.

A medida, aprovada pela Casa e endossada pelo governador Sérgio Cabral Filho, soma-se a indicações apresentadas pelo parlamentar pedindo também a adequação dos hospitais estaduais para o atendimento dos obesos. A nova norma, porém, teve três artigos vetados, que voltarão ao plenário da Assembléia Legislativa para apreciação dos deputados estaduais.

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ONG acusa Google de desrespeito à privacidade

O líder entre os serviços de busca da internet, Google, foi fortemente criticado neste final de semana pela Privacy International, uma organização britânica de defesa dos direitos à privacidade.

A organização divulgou um relatório intitulado "A Corrida para o Fundo: O Ranking de Privacidade das Empresas de Busca na Internet", onde destaca o Google entre 20 sites analisados, como "constantemente hostil com relação à privacidade."

Segundo o relatório, a cada busca que um usuário realiza pelo Google, a empresa acumula informações sobre seus gostos, interesses e crenças, que podem ser usadas por terceiros, como anunciantes por exemplo. O Google, no entanto, afirma que jamais repassa a terceiros esse tipo de informação pessoal.

Embora o relatório detalhe um punhado de preocupações específicas, a principal ameaça destacada pela Privacy International é o tamanho crescente do Google e seu alcance como maior fornecedor de serviços de busca, bem como o volume de dados que a empresa coleta para oferecer serviços de internet cada vez mais personalizados.

"Isso se deve em parte à diversidade e especificidade da linha de produtos do Google e à capacidade da empresa para distribuir entre essas ferramentas os dados obtidos, e em parte ao domínio do Google sobre o mercado e às imensas dimensões de sua base de usuários", conclui o relatório.

O ranking foi formulado depois de um estudo de seis meses sobre as práticas referentes à privacidade em importantes empresas de busca na internet, serviços de e-mail e sites de comércio eletrônico e redes sociais. A Privacy International prometeu divulgar relatório mais completo em setembro, depois de novas consultas com as empresas envolvidas.

O Google discorda das conclusões do relatório. "Estamos decepcionados com o relatório da Privacy International, que se baseia em inúmeras imprecisões e em uma compreensão imperfeita de nossos serviços", disse Nicole Wong, diretora jurídica associada da empresa.

"O Google reafirma seu compromisso para com a proteção da privacidade de seus usuários e a oferta de produtos que oferecem transparência com relação às informações que coligem", ela acrescentou.

Agência Estado

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Completada a primeira exportação de etanol para o Japão

Petrobrás exporta 73 mil litros de etanol para o Japão
Rio, 11 - A Petrobrás informou hoje que completou, no último dia 7, a primeira operação de exportação de álcool para o Japão. Segundo a estatal, foram 73 mil litros de etanol para consumo industrial, que foram desembarcados na cidade de Kobe. A operação foi realizada pela Brazil-Japan Ethanol, empresa resultada de uma parceria entre a Petrobrás e a estatal japonesa Nippon Alcohol Hanbai.

"Apesar do volume envolvido não ser expressivo, esta exportação é importante para avaliar todas as etapas do processo da logística envolvida e o seu impacto na qualidade final do produto, que vai desde a origem na usina no Brasil até o cliente final no Japão", avaliou a Petrobrás, em nota distribuída à imprensa. Segundo a companhia, é a primeira importação de etanol desde a desregulamentação do mercado japonês, ocorrida em abril de 2006.

De acordo com a nota, "o mercado potencial de álcool industrial no Japão é da ordem de 300 milhões de litros por ano, com alta exigência de qualidade e padronização".
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Youtube testará tecnologia de identificação em breve

NOVA YORK/SAN FRANCISCO (Reuters) - O serviço de vídeos na Internet Youtube testará em breve uma nova tecnologia de identificação de vídeo com duas das maiores empresas de mídia do mundo, a Time Warner e a Walt Disney.

A tecnologia, desenvolvida por engenheiros do Google, que controla o Youtube, ajudará os proprietários de conteúdo, como estúdios de TV e de cinema, a identificar os vídeos colocados no site sem a autorização do proprietário, informou a empresa na segunda-feira.

As chamadas "video fingerprints tools" estarão disponíveis para testes em cerca de um mês, disse um executivo do Youtube. (Por Kenneth Li em Nova York e Eric Auchard em San Francisco)

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Mundo virtual: Fotos de garota seqüestrada podem parar no Second Life e no Google

Redação Portal IMPRENSA

Na última segunda-feira (11/06), a polícia britânica informou à imprensa que pretende disponibilizar no Second Life, fotos de Madeleine McCann, menina inglesa de quatro anos, desaparecida no dia 03 de maio, em Portugal. Ela dormia na companhia de seus irmãos, em um hotel da Praia da Luz, em Algarve. Seus pais jantavam no restaurante do hotel, bem próximo ao quarto.

A idéia da polícia é que fotos da menina sejam colocadas em locais de grande acesso do Second Life – comunidade virtual que simula a sociedade – para que os usuários possam ajudar a identificá-la, caso haja alguma pista.

Há, ainda, a possibilidade de que os dois Os da palavra Google tragam os olhos de Madeleine. Pelo menos é esta a proposta que vem sendo feita à empresa pelos pais da menina, que também fizeram contato com a escritora J.K. Rowling - criadora de Harry Potter – para que os marcadores de páginas de seu novo livro tragam fotos da garotinha.

A polícia britânica e a portuguesa estão trabalhando no caso, mas até o momento, não há pistas concretas do paradeiro de Madeleine.
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MOVIMENTO INTERNET SEGURA ENSINA A EVITAR ATAQUES POR CÓDIGOS MALICIOSOS ESCONDIDOS EM SITES

Com os constantes avisos para as pessoas tomarem cuidado com e-mails falsos, esta estratégia não está mais rendendo os resultados esperados pelos fraudadores. Desta forma, eles estão buscando alternativas. Pesquisas recentes revelaram que uma nova prática dos criminosos tem sido a instalação de códigos maliciosos nos próprios sites, de forma que mesmo sem perceber, as pessoas podem ter a máquina infectada por este tipo de sistema, que transmite senhas e informações sigilosas dos usuários para o fraudador.

Com o objetivo de ajudar as pessoas a se precaverem contra esta nova fraude, o Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) dedicado a orientar o usuário da rede quanto às melhores práticas de navegação na web, explica alguns cuidados básicos tanto para os usuários como para provedores que hospedam os sites.

"Assim como no caso dos e-mails falsos, a união da tecnologia de segurança adequada a uma navegação cuidadosa é suficiente para impedir que mais esta invenção torne a internet um ambiente inseguro", diz o coordenador do Movimento Internet Segura, Igor Rocha.

Nesta nova estratégia dos fraudadores, ele alerta para as seguintes vulnerabilidades e seus respectivos cuidados exigidos:

1. Muitos sites permitem a interação com o usuário. Em alguns, como blogs, sites de relacionamento, fóruns e wikis essa interação é feita através de textos que, acabam se tornando um canal para que o fraudador coloque um código, que contamina o servidor e posteriormente se dissemina para a máquina do internauta quando o site é visitado. Cabe ao administrador do site ficar atento para restringir postagens suspeitas e prevenir a instalação de códigos não autorizados no servidor;

2. Muitas propagandas feitas na internet não são controladas pelo site que as anunciam. Por isso é fundamental que o provedor seja de confiança para que códigos maliciosos não sejam colocados no ar junto com o anúncio;

3. Outro cuidado deve ser tomado com os Withgets, componentes prontos e às vezes gratuitos, utilizados pelo web site para, por exemplo, contar o número de visitantes. É importante saber o procedimento do Withget para não usar um que contenha códigos maliciosos.

No caso do usuário final, as principais precauções são as seguintes: manter o conjunto de atualizações dos browsers e também dos sistemas operacionais como o firewall, o antivírus, o antifishing e o antispaware.

Sobre o Movimento Internet Segura

O Movimento Internet Segura (MIS) foi criado em setembro de 2004 sob a coordenação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). A preocupação principal do MIS tem sido a de atuar na educação do usuário de Internet no sentido de evitar que as pessoas façam transações na rede de forma insegura caindo em golpes, ou que simplesmente deixem de fazer compras na rede acreditando que essa é uma prática insegura.

A iniciativa conta com a participação direta das empresas American Express, Microsoft, Redecard, Serasa, Visanet, Lojas Pernambucanas, Sack's, Auto Z (portal do grupo DPaschoal), Philips, Brasil Telecom, Americanas.com, Comprafacil.com.br, Extra.com.br, LivrariaCultura.com.br, LivrariaSaraiva.com.br, MagazineLuiza.com.br, Marisa.com.br, Shoptime.com.br, Siciliano.com.br, Videolar.com, Submarino.com.br e TokStok.com.[14]

No endereço www.internetsegura.org, o internauta recebe informações didáticas sobre segurança e integridade na navegação pela Internet e pode acessar a Central de Apoio ao Internauta, que responde dúvidas por e-mail sobre todos os assuntos relativos à questão da segurança na rede.

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Apple lança navegador de Internet compatível com o Windows

Lusa

A Apple lançou hoje a nova versão do seu programa de navegação na Internet, o “browser” Safari, anunciando que pela primeira vez estará disponível para computadores com sistema operativo Windows.

O novo “browser” foi apresentado, em São Francisco, pelo presidente da Apple, Steve Jobs, que classificou o novo Safari como sendo o produto “mais inovador e potente do mundo”, além de ter um desempenho “duas vezes mais rápido” que outros navegadores de Internet.

O Safari era, até agora, o navegador de Internet gratuito dos computadores Macintosh, sendo utilizado por cinco por cento dos cibernautas em todo o mundo, o equivalente a 18 milhões de utilizadores.

O Internet Explorer, da Microsoft e que está disponível na instalação do sistema operativo Windows, tem uma quota de mercado mundial de 78 por cento.

Versão portátil também disponível

Na lista dos navegadores mais populares segue-se o Firefox, da Mozilla, que já conquistou 15 por cento da quota de utilizadores.

A nova versão do “browser” da Apple vai ter uma versão portátil, estando disponível no iPhone, o telemóvel e iPod que a empresa vai lançar no final de Junho.

A Apple tem tentado lentamente introduzir-se no mundo Windows com a compatibilização do iTunes e dos programas dos iPod para os utilizadores do sistema operativo da Microsoft.

Esta decisão de compatibilizar programas com outros sistemas operativos faz parte da estratégia da empresa de Steve Jobs para atrair mais utilizadores para os computadores Macintosh.

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Tribo de Rondônia pode fechar acordo com Google Earth

Grupo Suruí deve fechar parceria para incluir aldeia no Google Earth.
Tribo acredita que o acordo poderá ajudar na luta contra o desmatamento.
Da Agência Estado

Um grupo indígena brasileiro está prestes a assinar um acordo que promete, segundo seus próprios membros, revolucionar a história da tribo. O grupo Suruí deve fechar uma parceria com a gigante Google para incluir a aldeia de 1,2 mil habitantes no Google Earth, serviço de imagens de satélite e mapas via internet, e adicionar palavras na língua falada pelos integrantes da tribo nos motores de busca da empresa americana.

O chefe da tribo, Almir Suruí, no entanto, promete não fornecer as informações sobre como utilizar os recursos da floresta para curar doenças. "Isso é nosso e não vamos compartilhar com eles."

De passagem pela Europa, onde promove a idéia de conservação ambiental, Almir revelou quais serão seus planos de negociações com o Google, que devem estar concluídas no final de julho. "Já fiz uma primeira visita à sede da empresa, em uma cidade perto de São Francisco, na Califórnia", conta o líder indígena. "O que decidimos é que vamos fechar um acordo amplo."

A tribo fica localizada no município de Cacoal, em Rondônia, e faz parte da Terra Indígena Sete de Setembro. Almir acredita que o acordo poderá ajudar sua tribo a lutar contra o desmatamento, já que o avanço de madeireiras poderão ser detectados nos mapas do Google Earth. "Já fornecemos um primeiro mapa feito por nós mesmos. Demos informações sobre a área, habitantes e outros dados para que possam começar a mapear a região", disse o líder.

Idioma

Além do mapeamento, palavras na língua falada pelo grupo serão incluídas no Google. "Vamos colocar nosso vocabulário em tupi mundé na rede", disse Almir. Em troca das informações sobre sua região de 248 mil hectares, o chefe da tribo conseguiu o compromisso do Google de que a empresa capacitará os indígenas para o uso dos computadores, além de treiná-los e enviar PCs. "No futuro, queremos nós mesmos sermos capaz de colocar essas informações no computador", afirmou.
G1
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Montanha-russa pára de cabeça para baixo nos EUA

Do G1, em São Paulo

Cerca de dez pessoas ficaram presas em uma montanha-russa que chega a cerca de 100 km/h em um parque de diversão em Hot Springs, Arkansas, nos Estados Unidos.


O brinquedo, o X-Coaster, dava uma de suas voltas de 360 graus quando deu problemas e ficou parada de cabeça para baixo. Apesar do incidente e de o resgate só foi feito 30 minutos depois, segundo a rede de televisão "FoxNews", ninguém ficou ferido.

Foto: AP
G1
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Google vai identificar autores de crimes contra a vida no Orkut

PAULO PEIXOTO

da Agência Folha, em Belo Horizonte

Em um acordo inédito do Google no Brasil, o gigante da internet vai identificar para os Ministérios Públicos dos Estados os autores de crimes contra a vida, incluindo ameaças, que venham a ser praticados pelo site de relacionamentos Orkut, mantido por ela, independentemente de ordem da Justiça.

Além disso, o Google criou ferramentas que permitem à empresa norte-americana ampliar de seis meses para dois anos o armazenamento dos dados das páginas do Orkut, de forma que autoridades brasileiras tenham mais tempo para acelerar processos criminais e possam ter essas páginas como provas de eventuais crimes.

O primeiro acordo com esses termos foi assinado nesta segunda-feira entre o Google Inc. --matriz do Google Brasil-- e o Ministério Público de Minas Gerais. Outras ferramentas já disponibilizadas à Polícia Federal e ao Ministério Público do Rio de Janeiro também estão incluídas no acordo, como retirada das páginas consideradas criminosas em até 24 horas e acesso facilitado ao Orkut.

Até então, autoridades brasileiras dependiam de ordem judicial para que o Google fornecesse as informações que dispõe sobre o autor da página no Orkut, como eventualmente nome de registro e o IP (código que identifica o computador). Agora isso não será mais necessário para homicídios e ameaças de morte.

Para todos os outros tipos de crime, as autoridades ainda terão que recorrer à Justiça para obter os dados de autoria das páginas. Mas a página suspeita poderá ser retirada do ar poucas horas após ser identificada, já que está sendo aberto um canal entre a empresa nos EUA a equipe da promotoria encarregada da fiscalização das páginas do Orkut, por meio de acesso exclusivo.

Regulamentação

Ainda não há regulamentação sobre o uso de documentos, como CPF e identidade, para a identificação do autor de páginas na internet. O Congresso ainda discute essa questão.

O Orkut tem cerca de 55 milhões de usuários no mundo, dos quais cerca de 36 milhões se declaram brasileiros.

"O conteúdo do Orkut é eminentemente saudável, mas tem abusos. E o Google Inc. repudia o conteúdo não-saudável, indesejável e criminoso. Daí essa colaboração com o Ministério Público e com as autoridades brasileiras para, de uma maneira geral, coibir esse tipo de atividade", disse o advogado Durval Noronha, procurador do Google Inc. no Brasil.

Segundo ele, o mesmo acordo será assinado terça-feira (12) com o Ministério Público de Pernambuco. Além de negociações individuais com as Promotorias nos Estados, o Google deve assinar esse pacto em breve com o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça.

"O importante é que o Google está se abrindo ao Ministério Público. Teremos melhores instrumentos para combater os crimes na internet", disse o procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior.

Folha Online

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