Transformaram a música com o KaZaA e a telefonia com o Skype. Agora, com o Joost, querem trazer a televisão para a internet


Eles adoram uma revolução

Niklas Zennström e Janus Friis transformaram a música com o KaKaA e a telefonia com o Skype. Agora, com o Joost, querem trazer a televisão para a internet

O sueco niklas zennström, de 40 anos, e o dinamarquês Janus Friis, de 30, fizeram história no mundo da tecnologia. Eles promoveram duas revoluções nos últimos anos - e isso não é só força de expressão. Em 2000, inventaram o KaZaA, um programa que permitia trocar músicas grátis pela internet e abalou para sempre os alicerces da indústria fonográfica. Foi a partir do KaZaA que surgiram os sites da Web 2.0, como o YouTube e o Flickr, em que os próprios internautas podem produzir e distribuir o conteúdo na internet. E foi por causa do KaZaA que as gravadoras passaram a vender músicas pela internet, quando perceberam que o compartilhamento de músicas entre os usuários era uma tendência irreversível. Quatro anos depois, Zennström e Friis inovaram novamente. Dessa vez, eles subverteram a ordem do mercado de telefonia. Inventaram o Skype, um programa que permitiu usar o computador como um telefone convencional, só que pagando mais barato pelas ligações. Isso obrigou as empresas de telecomunicações a baixar as tarifas e se adaptar à nova tecnologia de transmissão de voz pela internet. Na semana passada, os "gênios escandinavos", como ficaram conhecidos, voltaram à carga. O alvo, agora, foi a televisão. Eles anunciaram o lançamento do Joost (fala-se ió-ost), um programa que vai permitir a transmissão de imagens de TV pela rede.

De acordo com os especialistas, o Joost é uma espécie de versão "séria" do YouTube. Mas, ao contrário do site de vídeos, que permite que os usuários compartilhem seus próprios filmes - muitos deles copiados livremente da TV e dos DVDs, sem pagamento de direitos autorais -, o Joost só será usado para distribuir conteúdo produzido pelas grandes empresas de mídia. Já fechou acordos para transmitir shows musicais da Warner Music, programas da holandesa Endemol (que produz o Big Brother) e corridas de Fórmula Indy. Os programas não terão horário fixo. Os usuários poderão assistir a programas de TV no computador de graça e na hora que bem entenderem. Assim como o Skype, o Joost poderá ser baixado gratuitamente. Os internautas só terão de preencher um cadastro com algumas informações pessoais, como o gosto musical e os tipos de programa a que gostariam de ver (leia o quadro na página seguinte).

O software ainda está em teste e não tem data marcada para entrar no ar. Mas, desde já, causou alvoroço entre as emissoras convencionais. A Time Warner, maior grupo de mídia do mundo, anunciou que está em fase final de testes de um projeto experimental de TV pela internet. A CBS, uma das maiores redes de TV americanas, informou que vai transmitir todos os jogos do campeonato americano de basquete universitário deste ano pela web. "Zennström e Friis são a dupla mais temida do mundo da tecnologia depois de Larry Page e Sergey Brin, os criadores do Google", afirmou a revista americana Wired, uma referência mundial em inovação. "Por onde passam, eles arrumam encrenca com quem estiver na frente."

O Joost promete causar às emissoras de TV um efeito semelhante ao que o Skype provocou nas operadoras de telefonia: vai forçá-las a se mover para a internet mais rapidamente do que gostariam. Até agora, os principais canais da Europa e dos Estados Unidos se mostraram tímidos na web. Eles até vendem programas por download há algum tempo, mas não se arriscam a oferecer seus principais programas pela rede. Temem que o conteúdo seja pirateado e, principalmente, que as receitas publicitárias convencionais diminuam de forma dramática. "Muitas emissoras enxergam a internet como uma ameaça. Isso tem de mudar", disse a ÉPOCA Mike Dunn, presidente mundial da Fox. "Temos de enxergar a web como um poderoso canal para distribuição de conteúdo. Senão, vamos padecer."
Veja o conteúdo completo na Época no link na imagem abaixo