O publicitário Washington Olivetto, que anunciou sua saída da presidência da agência W/Brasil (relembre as fotos)

Quarta, 25 de julho de 2007, 18h15


Fonte: Redação Terra

Propaganda

Olivetto criou "gordinhos" do DDD e primeiro sutiã; relembre

O publicitário Washington Olivetto, que anunciou sua saída da presidência da agência W/Brasil, deixará um legado inesquecível após estes 21 anos comandando a agência. Campanhas marcantes e prêmios por seu trabalho, como o Grand-Prix de filmes do Clio 2001, o Grand-Clio.

Sob o comando de Olivetto, a W/Brasil produziu campanhas lembradas até hoje. Uma das mais antigas, da década de 1980, foi para a fabricante de peças íntimas Valisére e abordava o tema do primeiro sutiã de uma mulher.

Outra marcante foi para a empresa produtora de amortecedores Cofap, quando um cão da raça Basset representava um piloto que utilizava os produtos da marca, enquanto outro, que sempre o perseguia, simbolizava motoristas que não usavam Cofap.

As campanhas para o material de limpeza Bombril renderam um recorde para o ator Carlos Moreno: ele é o garoto-propaganda que por mais tempo tem sua imagem associada a uma marca. Dentre os personagens ilustres que dividiram a bancada da Bombril com Moreno está o ex-jogador Pelé.

Olivetto também comandou a realização de campanhas como a do código de ligação de longa distância da Embratel, quando da mudança no sistema de ligações de longa distância no País. A campanha para o Unibanco também ficou marcada e foi estrelada pelos atores Miguel Falabella e Debora Bloch.

Mais recentemente, Olivetto produziu propagandas para o jornal Folha de S. Paulo, com a criação de um rato como personagem principal dos comerciais; além das sandálias Ipanema, estrelada pela modelo Gisele Bundchen.

Perfil


Washington Olivetto é paulistano do bairro da Lapa. Libriano, nascido em 1951, Olivetto começou a trabalhar profissionalmente aos 18 anos. Sua máxima é: "só existem dois tipos de propaganda: a boa e a ruim."

Em 1986, quando os sócios suíços de Olivetto na W/GGK deram lugar a Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister as iniciais GGK saíram do nome da agência e entrou o Brasil.

Atualmente é membro do board of director do The One Show, o anuário do The One Club, de Nova York. Em 1999, foi eleito Publicitário do Século duas vezes, pela ALAP (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade) e pelo jornal Monitor Mercantil. No ano anterior, fora eleito o Profissional de Criação mais Premiado nos 20 anos do Profissionais do Ano, da Rede Globo, e um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista inglesa Media International.

Em outubro de 2002, Washington lançou o livro "Corinthians. É Preto no Branco" escrito em parceria com seu amigo jornalista Nirlando Beirão, em que contam a história do time de seus corações de uma maneira divertida.

Em janeiro de 2003, uma pesquisa do Comunique-se, que consultou a opinião de jornalistas de todo o Brasil e de todas as áreas sobre a publicidade brasileira, apontou que Olivetto era considerado o melhor publicitário brasileiro, pesquisa onde a W/Brasil foi também escolhida como a melhor agência.

Em janeiro de 2004, Olivetto aceitou o projeto do seu segundo livro, "Os piores Textos de Washington Olivetto", baseado numa releitura crítica e isenta de todos os textos. O livro virou best seller e algumas faculdades passaram a adotar a obra como livro didático para o ensino de redação publicitária.

Convidado pelo seu amigo e também publicitário Michael Conrad, passa, em 2004, a integrar Conselho da Berlin School of Creative Leadership, ao lado de grandes nomes da propaganda, da mídia, do entretenimento e do marketing como John Hegarty, Rick Boyko, Jon Kamem e Rolf Schmidt-Holtz, entre outros.

Já em 2006, o site Ego, da Globo.com, coloca o publicitário entre os Top 10 entre os brasileiros que mais são assunto fora do Brasil. Olivetto vem depois de Ronaldinho Gaúcho, Gisele Bundchen e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

São Paulo, 25/07/2007 - Garoto propaganda da Bombril entrou até no livro dos recordes por tempo de vinculo à marca



Garoto propaganda da Bombril entrou até no livro dos recordes por tempo de vinculo à marca






Propaganda do primeiro sutiã, para a marca Valisere, dos anos 1980, é lembrada até hoje

Campanha para os amortecedores Cofap foi grande sucesso nos anos 1990

Gordinhos do DDD serviram para explicar mudanças no sistema de ligações de longa distância no País

O rato da Folha de S. Paulo era usado para divulgar os classificados do jornal

Foto: Divulgação
Mais recente, a campanha para as sandálias Ipanema teve Gisele Bundchen como estrela
São Paulo, 25/07/2007 - Campanha para o Unibanco foi estrelada pelo ator Miguel Falabella e atriz Débora Bloch

A imagem “http://www.aggfiscal.com.br/images/invertia.gif” contém erros e não pode ser exibida.