Dono da loja que explodiu no ABC se apresenta à polícia - veja foto da loja

Dono da loja que explodiu no ABC se apresenta à polícia

Loja de fogos de artifício explodiu em Santo André e provocou a morte de duas pessoas na quinta-feira

SÃO PAULO - Sandro Castellani, dono da loja que explodiu em Santo André na quinta-feira, 24, se apresentou à polícia na manhã desta segunda-feira, 28, segundo a Polícia Civil. Ele chegou ao 3º Distrito Policial de Santo André acompanhado de uma mulher que pode ser sua esposa, que também era procurada pela polícia. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, no entanto, não confirma que ele se entregou e afirma que apenas os advogados estão na delegacia.
O casal será indiciado por crime de explosão e por todas as consequências decorrentes da tragédia, como danos materiais, lesão corporal e dois homicídios. Eles não são considerados foragidos da Justiça, já uqe não têm mandados de prisão. Após a apresentação à polícia, eles devem ser ouvidos. Há duas hipóteses, eles podem ser liberados ou autuados em flagrante, "se houver indícios de que provocaram a explosão", de acordo com o delegado titular do 3ºDP de Santo André, Alberto José Mesquita Alves.


Explosão de loja de fogos destruiu pelo menos quatro casas em Santo André. Foto: Nilton Fukuda/AE

A apresentação do casal é esperada desde o domingo, quando Luciano Fernandes, sobrinho do dono da loja disse que seu tio iria se apresentar nesta segunda à polícia.

A mãe do dono da loja, Sônia Maria Castellani de 63 anos, ficou ferida na explosão. Ela teve alta na sexta-feira, 25. Ela foi internada com sintomas de arritmia cardíaca e com queimadura superficial no globo ocular direito, está com quadro estável e já teve alta.

A loja de fogos de artifício explodiu e provocou a morte de duas pessoas. A explosão aconteceu às 12h32, e provocou um tremor que pôde ser sentido num raio de 1,5 km. Cem pessoas ficaram desalojadas. Os bombeiros encerraram a procura por vítimas às 20h30. Quatro residências foram destruídas e outras 30 tiveram vidros quebrados, portas arrancadas e rachaduras. Caso os imóveis vistoriados não apresentem riscos de desabamento, eles serão liberados para os moradores.

(Com informações de Solange Spigliatti, da Central de Notícias)

No Orkut, fotos de fogos armazenados na loja que explodiu

Em seu perfil, dono da loja fala do amor por motos e carros; usuários fazem ameaças e apóiam Castellani

Mônica Aquino, estadao.com.br

SÃO PAULO - Fotos de Sandro Luiz Castellani no Orkut mostram os fogos que ele guardava na loja que explodiu em Santo André, causando a morte de duas pessoas na quinta-feira, 24. No perfil de Castellani, ele fala sobre sua vontade de viver bem "depois de tudo que conquistou" e mostra fotos de carros, motos e de uma chácara no interior de São Paulo.

Foto mostra parte dos fogos armazenados. No perfil, pessoa da foto não é identificada. Foto: Reprodução

Desde o acidente, quase 200 mensagens foram deixadas na página de Castellani, que é procurado pela polícia. Entre os recados, há ameaçadas, mensagens de apoio, pedidos para que ele se entregue à polícia e piadas.

Algumas das mensagens indicam que Castellani ou outra pessoa pode ter acessado o perfil do Orkut depois do acidente e apagado parte dos recados deixados na página.

Perfil diz que ele 'quer curtir' tudo que conquistou e mostra paixão por carros e motos. Foto: Reprodução

Várias mensagens fazem menção à falta de alvará para o armazenamento de fogos de artifício. "(...) ele sabia dos riscos e continuou.", diz uma das mensagens. A prefeitura de Santo André também é criticada por alguns usuários, que dizem que as autoridades sabiam que a loja vendia fogos de artifício e mesmo assim não tomou providências.

Outras, pedem que ele se apresente à polícia e mostre preocupação com a mãe, uma das vítimas que ficou ferida após a explosão. Sônia Maria Castellani, de 63 anos, levada ao Centro Hospitalar de Santo André devido a um problema de arritmia cardíaca e com queimadura superficial no globo ocular direito, teve alta na manhã desta sexta-feira, 26. Ela presta depoimento sobre o caso ainda nesta sexta.