De acordo com a notícia, as empresas devem entregar na segunda-feira o registro de oferta e de compra ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O Fechamento da operação estaria programado para o começo de março, mas até lá uma das duas ainda poderia desistir do negócio.
O interesse da empresa americana abrangeria, além da marca e fábricas no Paraná, uma unidade engarrafadora no Rio de Janeiro, inaugurada em 2003 pela Leão Júnior, dona da marca Matte Leão.
Em seu novo balanço, divulgado na quinta-feira (22), a Leão Junior teve crescimento de 18,4% no faturamento de 2006, chegando a 158,9 milhões. Já o lucro líquido saltou para R$ 25,3 milhões, com aumento de 125%.
A Leão Júnior foi fundado em 1901 por Agostino Ermelino de Leão Júnior e cresceu graças ao “Ciclo da Erva Mate” no Paraná. Na década de 20, a empresa inaugura em Curitiba a “Casa do Mate” para vender seus chás. O seu maior produto foi lançado em 1938, o chá Matte Leão.
Curitibana Leão Júnior nega venda a fabricante de chás da Índia
Empresa familiar de Curitiba é líder no mercado brasileiro de chás prontos para beber |
A Leão Júnior confirma que recebeu inúmeras propostas durante o ano passado, graças ao bom desempenho do negócio, mas nenhuma foi formalizada, já que não há nenhum interesse em fechar negócio. Empresa familiar, a Leão Júnior profissionalizou a gestão no fim de 2005 com a contratação do atual diretor, Renato Barcellos Guimarães.
Em 2006, a empresa paranaense faturou R$ 160 milhões, valor 20% maior que o registrado no ano anterior. Segundo dados da ACNilsen, a Leão Júnior detém 48,3% do mercado de chás prontos para beber e 62,8% da chamada linha seca – cuja industrialização é feita na fábrica de Curitiba. No segmento de erva mate, sua fatia de mercado ultrapassa os 80%.
Anualmente, a Leão produz 32 milhões de litros de chá pronto para beber. E é neste segmento que a empresa vem registrando maior crescimento – graças aos seus investimentos em novos produtos, mas também no aumento geral do consumo de chás no país. Segundo dados divulgados pela própria Leão, só nos dez primeiros meses de 2006 a venda de produtos prontos para beber cresceu 27% em todo país.