Quem fala mais de um idioma muda de personalidade, diz estudo

Reuters

Quem fala mais de um idioma muda de personalidade, diz estudo

NOVA YORK (Reuters) - As pessoas que vivenciam duas culturas e falam duas línguas podem inconscientemente mudar a personalidade quando trocam de idioma, segundo um estudo feito nos Estados Unidos.

Os pesquisadores David Luna, do Baruch College, e Torsten Ringberg e Laura A. Peracchio, da University of Wisconsin-Milwaukee, estudaram grupos de mulheres que têm o espanhol como língua materna e são bilíngues, mas com graus diferentes de identificação cultural.

Eles descobriram mudanças significativas na percepção pessoal ou mudança de personalidade em participantes biculturais -- mulheres que são parte tanto da cultura da língua inglesa como da latina.

"A língua pode ser um indicador que ativa diferentes formas de cultura específica", disseram os pesquisadores em um estudo publicado pelo Journal of Consumer Research.

Apesar de essa mudança de personalidade já ter sido estudada antes, eles disseram que sua pesquisa descobriu que as pessoas que são biculturais mudam de personalidade mais rápido e facilmente do que aquelas que, embora sejam bilíngues, vivenciam apenas uma cultura.

Segundo os pesquisadores, as mulheres se definiram como mais assertivas quando falam espanhol do que inglês.

"Nas sessões no idioma espanhol os observadores verificaram que as participantes estavam mais auto-suficientes e extrovertidas", disseram os pesquisadores.

Em um dos casos, um grupo de mulheres norte-americanas hispânicas e bilíngues observou anúncios que mostravam mulheres em diferentes cenários. Elas viam as peças em apenas um idioma -- inglês ou espanhol -- e então, seis meses depois, viam o mesmo material no outro idioma.

Sua percepção sobre si mesmas e de outras mulheres nos anúncios mudava conforme o idioma.

"Uma das participantes, por exemplo, viu uma personagem principal do anúncio da versão em espanhol como uma mulher independente, arrojada, mas como desesperançada, solitária e confusa na versão em inglês", disseram os autores da pesquisa.

(Reportagem de Belinda Goldsmith)

Corpo de homem morto há 65 anos encontrado em perfeito estado de conservação

AFP

Corpo de homem morto há 65 anos encontrado em perfeito estado de conservação


TUXTLA GUTIÉRREZ, México (AFP) - O corpo de um homem assassinado há 65 anos foi encontrado em perfeito estado de conservação em seu túmulo, durante a exumação de seus restos no município de Acapetahua, no estado mexicano de Chiapas.

Segundo os familiares da vítima, Víctor Chamlatti, foi grande a surpresa ao abrir o caixão e encontrar o corpo inteiro e flexível, como se tivesse acabado de morrer, e sem exalar mau cheiro.

Além disso, o túmulo se encontrava num local cheio de água, embora o caixão de madeira permanecesse em bom estado. Quando os coveiros tentaram abrir o ataúde, sem querer feriram o pé do finado, que não sangrou, mas mostrou carne viva, como num ferimento recente.

A família, de confissão católica, acredita que se trata da manifestação de um corpo incorrupto, fenômeno associado a beatos e santos, mas não aventa recorrer ao Vaticano. Deseja apenas que os médicos forenses expliquem o estado de preservação de um corpo que, apesar de não embalsamado, conseguiu ficar intacto depois de 65 anos sepultado.

Brasil tem 143 mil milionários, maior número da América Latina

AFP

Brasil tem 143 mil milionários, maior número da América Latina


PARIS (AFP) - A América Latina se tornou a terceira região do mundo onde houve o maior aumento do número de milionários em 2007, com o Brasil na liderança, de acordo com um estudo anual do banco americano Merrill Lynch e da consultoria de informática Capgemini, divulgado nesta terça-feira.

O mundo tem agora mais de 10 milhões de milionários, segundo o estudo, que destaca um aumento 6% em relação a 2006, quando havia 9,5 milhões.

Ocupando o terceiro lugar, com sua agricultura próspera, seus metais e o etanol, o Brasil, atrás da Índia e da China, é o país onde mais aumentou a quantidade de grandes fortunas (19,1%). No total, há 143 mil milionários brasileiros.

Em todo o mundo, a quantidade de "fortunas enormes" (mais de 30 milhões de dólares de patrimônio financeiro) aumentou ainda mais: 8,8%. No grupo dos "super-ricos", há 103.320 pessoas, segundo o estudo.

A fortuna acumulada de 10,1 milhões de milionários alcançou, em 2007, os 40,7 trilhões de dólares, ou seja, um aumento de 9,4% em relação a 2006, enquanto o crescimento mundial foi de apenas 5,1%.

Tanto no caso do Oriente Médio (+15,6%) e do Leste Europeu (+14,3%) - as duas regiões que lideram o ranking - como na América Latina (+12,2%), o progresso é resultado dos preços das matérias-primas e do desenvolvimento de novos mercados financeiros.

A entrada de capitais privados na América Latina duplicou em 2007. Nesse contexto, a Bolsa de São Paulo, com seu principal indicador, o Bovespa, ficou em quarto lugar mundial pela importância de suas ações e lucros.

A prosperidade dos dois campeões da lista vem, antes de tudo, de seu formidável crescimento: a Índia apresenta um avanço de 22,7% (123 mil milionários) e a China, 20,3% (415 mil milionários).

Já a Rússia, graças a seu petróleo e a seu gás, ostenta a 10ª posição (14,4%, com 136 mil milionários), ainda que o ritmo de enriquecimento tenha sido mais lento, em comparação a 2006. Eslováquia (16% e 4.000 milionários) e República Tcheca (15% e 17.000) também estão entre os dez primeiros, em termos de aumento no número de novos-ricos.

Longe desses números espetaculares, a Europa e a América do Norte, com modestas taxas de crescimento econômico, contentam-se com ver sua população de milionários aumentar 5,3% e 4,4%, respectivamente. Ambos continuam, porém, a abrigar o maior número de ricaços (3,1 e 3,3 milhões), contra 2,8, na Ásia-Pacífico; 0,4, na América Latina e no Oriente Médio; e 0,1, na África.

Para 2008, a evolução da população mundial de milionários dependerá, principalmente, do esfriamento econômico esperado nos países centrais e do controle da inflação nos países emergentes, avaliam os autores do relatório.

O estudo mostra também que a crise financeira que explodiu no verão passado (hemisfério norte) já incidiu sobre a maneira como os ricos investem seus ativos financeiros, com 44% deles preferindo liquidez, depósitos e obrigações, que são menos arriscados do que as ações.

Além disso, há um forte desenvolvimento dos investimentos desse grupo nas energias renováveis: em 2007, foram 117 bilhões de dólares (+41% em dois anos), sobretudo, solar e eólica.

O estudo abrange 71 países que representam 98% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e 99% da capitalização na Bolsa mundial.

Arquiteto italiano apresenta projeto de edifício com andares giratórios

AFP

Arquiteto italiano apresenta projeto de edifício com andares giratórios

("Não gostaria de estar dentro desse prédio em caso de incêndio", comentou um jornalista.)


NOVA YORK (AFP) - Uma "Torre Dinâmica" ultramoderna, cujo projeto foi apresentado nesta terça-feira em Nova York, permitirá que seus ocupantes girem cada andar para mudar a vista ou acompanhar o movimento do sol.

O arquiteto italiano David Fisher apresentou à imprensa sua idéia de "Torre Dinâmica", com 80 andares rotatórios em torno de um eixo vertical fixo, de módulos pré-fabricados e auto-suficiente em energia. O prédio será erguido em Dubai, nos Emirados Árabes.

Outro projeto de "arranha-céu rotatório", de 70 andares, concebido sob o mesmo princípio, deve ser construído em Moscou pelo grupo Mirax. "Esperamos poder construir uma terceira torre, em Nova York ou em outra cidade", disse Fisher.

Com 420 metros de altura, a "Torre Dinâmica" de Dubai terá luxuosos apartamentos de 124 a 1.200 metros quadrados, que serão vendidos por 30.000 dólares o metro quadrado - ou seja, entre 3,7 e 36 milhões de dólares.

Acionado por um simples comando vocal, cada andar pode girar sobre o eixo, demorando entre 1 e 3 horas para dar a volta completa. Será um "edifício inteligente", equipado com os últimos avanços da tecnologia domótica - utilizada para controlar e centralizar as ferramentas do lar moderno.

O morador poderá tomar seu café-da-manhã admirando o nascer do sol e jantar olhando para o pôr-do-sol no mesmo cômodo, ou receber suas visitas em uma sala cuja vista muda de tempos em tempos.

"Esses edifícios abrirão novas perspectivas ao nosso redor", afirmou Fisher. E, como cada andar roda, o aspecto geral do prédio - que estará pronto para ser ocupado em 2010 - "terá formas infinitas".

O edifício será construído a partir de unidades pré-fabricadas que começarão a ser montadas "nas próximas duas ou três semanas", segundo Fisher, em Altamura (Bari, sul da Itália), em uma fábrica com mais de 600 operários.

Graças à utilização dos módulos pré-fabricados, o projeto terá seus prazos de construção acelerados. Uma obra tradicional leva cerca de seis semanas para concluir um andar, enquanto a "Torre Dinâmica" de Dubai terá um piso erguido por semana, o que reduzirá os custos em 10%.

Outra particularidade do edifício - que custará 700 milhões de dólares - apontada por Fisher é seu caráter "verde", ou seja, sua capacidade de gerar toda a energia de que precisa através de 79 turbinas eólicas horizontais instaladas entre os andares.

A entrevista coletiva que apresentou o projeto, organizada em um hotel de luxo, incluiu uma série de recursos de mídia ilustrativos, mas mesmo assim algumas questões permaneceram sem explicação - como, por exemplo, de que modo os prédios do arquiteto italiano conseguirão ser auto-suficientes energeticamente nos climas extremos de Dubai e Moscou.

Perguntado sobre o funcionamento do sistema hidráulico de seu projeto (uma vez que os andares não são fixos), Fisher disse que o problema será resolvido com um sistema parecido ao utilizado para abastecer aviões durante o vôo.

"Não gostaria de estar dentro desse prédio em caso de incêndio", comentou um jornalista britânico na entrevista coletiva, preocupado com a segurança da construção.

Segundo Fisher, que confessou nunca ter coordenado a construção de um arranha-céu antes, na Itália há edifícios erguidos há 800 anos "que estão em perfeito estado" nos dias de hoje. E garantiu que suas torres dinâmicas serão construídas com os melhores materiais disponíveis no mercado.

Servidoras de SP terão licença-maternidade de 6 meses

Agência Estado

Servidoras de SP terão licença-maternidade de 6 meses


O período de licença-maternidade para as funcionárias públicas do Estado de São Paulo foi ampliado de quatro para seis meses. A medida é decorrente de projeto de Lei Complementar do governo de São Paulo, aprovado ontem pela Assembléia Legislativa. Pelo projeto, que deve ser sancionado pelo governador José Serra, a licença será concedida a partir do oitavo mês de gestação e durante o período de afastamento a servidora não poderá exercer outra atividade remunerada.

Pelo projeto, a criança também não poderá ser mantida (no período da licença) em creche ou organização similar. As servidoras que adotarem crianças com até sete anos de idade também serão beneficiadas pela medida. O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, setor que elaborou o anteprojeto, disse que aumentar o período de aleitamento materno é ampliar uma política preventiva de saúde pública, que garante os direitos fundamentais da criança.

Beraldo lembra que a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que a criança alimentada pelo leite materno até os seis meses de idade tem o seu sistema imunológico fortalecido. E ressalta os benefícios dessa medida para a administração pública: "Iremos contar com servidoras mais motivadas. Além disso, a médio e longo prazos, a medida evitará o absenteísmo e, conseqüentemente, teremos redução de custos com pessoal, uma vez que as servidoras tenderão a não deixar seus postos de trabalho para acompanhar os filhos com problemas de saúde, que serão evitados pela amamentação."

Além de São Paulo, os Estados do Amapá, Rondônia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo já aprovaram o benefício para suas funcionárias. O Estado do Rio de Janeiro aprovou o benefício para empresas privadas, mediante incentivos fiscais, e o Maranhão aprovou a proposta apenas para as funcionárias do poder Judiciário. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), grande parte das mães abandona a amamentação por causa da necessidade de retornar ao trabalho. A SBP informa, ainda, que o aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida da criança é essencial, pois reduz em 17 vezes as chances de contrair pneumonia, em 5,4 vezes a anemia e em 2,5 vezes a diarréia.

O texto aprovado ontem pela Assembléia Legislativa diz, em um de seus trechos, que "é nesta fase (nos seis primeiros meses de vida) que se completa o crescimento do cérebro, além da definição da personalidade, razão pela qual a presença constante da mãe é altamente significativa para o grau de desenvolvimento da criança".

Cantora Sylvinha Araújo, da Jovem Guarda, morre em SP

Agência Estado

Cantora Sylvinha Araújo, da Jovem Guarda, morre em SP


Morreu ontem, em São Paulo, aos 56 anos de idade, a cantora Sylvinha Araújo. Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Nove de Julho, onde ela estava internada desde o início do mês para tratar um câncer de mama, a artista morreu às 20h35 em conseqüência de complicações da doença.

Nascida Silvia Maria Vieira na cidade de Mariana, em Minas Gerais, Sylvinha surgiu no cenário nacional com o furacão Jovem Guarda. Lançada por Chacrinha, nos anos 60, apresentou o programa O Bom, com Eduardo Araújo, com quem se casou em 1969 e teve dois filhos.

Lançou diversos discos e gravou mais de 2 mil jingles para comerciais. A versão soul que gravou para a música Paraíba, de Luiz Gonzaga, rendeu-lhe o apelido de 'Janis Joplin brasileira', dado pelo produtor musical e crítico Nelson Motta.

Sylvinha se afastara da publicidade havia alguns anos para se dedicar com o marido Eduardo à sua gravadora, a Number One. Em 2001 lançou o CD 'Suave é a Noite'. Mesmo doente, continuava cantando.

O enterro da cantora será hoje no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

DataSenado: brasileiro quer tornar crime a homofobia

Agência Estado

DataSenado: brasileiro quer tornar crime a homofobia


Pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, divulgada hoje, mostra que 70% dos brasileiros concordam com a aprovação do projeto de lei que torna crime a discriminação de homossexuais. Foram ouvidas 1.120 pessoas, de 6 a 16 de junho, das quais 69% conheciam a proposta. O projeto de lei foi aprovado na Câmara em 7 de dezembro de 2006 e tramita atualmente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

O apoio ao projeto é maior na região Sul (73%), entre pessoas com curso superior (78%), jovens de 16 a 29 anos (76%) e ateus (79%). Os menores porcentuais de aval à proposta foram registrados no Centro-Oeste (55%), entre pessoas que estudaram até a 4ª série do Ensino Fundamental (55%), que tenham de 50 a 59 anos (64%) e evangélicos (55%).

O projeto altera a Lei 7.716/99, que trata de crimes de discriminação por raça, cor, etnia, religião e nacionalidade. A proposta é estender as punições aos comportamentos homofóbicos. Passaria a ser crime impedir, recusar ou dificultar o acesso ao mercado de trabalho e a ambientes públicos ou privados por causa de opção sexual.

Médicos cubanos criam vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, única no mundo

AFP

Médicos cubanos criam vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, única no mundo


HAVANA (AFP) - Médicos cubanos lançaram nesta terça-feira uma vacina terapêutica para o tratamento do câncer de pulmão, única de seu tipo registrada no mundo, que foi testada com bons resultados e deverá ser comercializada em breve em América, Europa e Ásia, informaram nesta terça-feira seus criadores.
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A vacina Cimavax EGF é "a primeira terapêutica registrada em Cuba e a primeira no mundo contra o câncer de pulmão", assegurou Gisela González, chefe da equipe médica que desenvolveu o preparado no Centro de Imunologia Molecular de Havana, onde o produto foi lançado.

A vacina, composta por duas proteínas básicas no Fator de Crescimento Epidérmico (EFG), "provoca uma resposta imune (do organismo humano contra a doença), é segura (não produz efeitos adversos) e ocasiona uma boa sobrevida aos pacientes", acrescentou González.

A diretora clínica da equipe, Tania Crombet, comentou que após a aplicação do antígeno, que serve de complemento a tratamentos convencionais como a quimioterapia e a radioterapia, os doentes ampliam sua expectativa de vida "entre quatro e cinco meses", diminuem a falta de ar e a dor.

Segundo González, os estudos para a criação da vacina foram iniciados em 1992 e o primeiro teste clínico foi realizado em 1995. Atualmente, um teste fase 3 está sendo feito com 579 doentes de câncer de pulmão em 18 hospitais cubanos.

Outros testes serão feitos em Canadá e Grã-Bretanha, já estão sendo efetuados na Malásia e deverão ser realizados no Peru, em agosto, e na China este ano.

Em Buenos Aires, um consórcio público privado argentino-cubano anunciou em fevereiro a realização de um estudo com mais de 700 pacientes de seis países para testar o preparado, entre eles Argentina, Brasil, Índia e Cingapura, que durará vários anos.

Brasil é um dos motores de crescimento da Coca-Cola

Agência Estado

Brasil é um dos motores de crescimento da Coca-Cola

O Brasil se transformou em um dos motores de crescimento das vendas da Coca-Cola no mundo. A avaliação é do próprio presidente da multinacional, Neville Isdell, que falou à imprensa brasileira sobre sua avaliação do mercado nacional. "O Brasil é hoje um mercado que cresce. Conheço o Brasil desde 1960 e estou entusiasmado com o que ocorre por lá. Hoje, o País é um de nossos motores de crescimento", afirmou o executivo. Segundo ele, a taxa de crescimento da Coca Cola no Brasil é "bem superior" ao crescimento de suas vendas no restante do mundo.

A Coca Cola irá investir R$ 1,5 bilhão no Brasil em 2008, principalmente nos mercados de sucos, águas e chás. No ano passado, a empresa já havia registrado um aumento de 16% em suas vendas no mercado brasileiro, somando R$ 12 bilhões em faturamento líquido. Isdell aponta ainda que a aquisição da empresa Del Valle, do México, possibilitará uma expansão da Coca no mercado de sucos no Brasil.

CPI da Pedofilia : Ação contra Google e UOL

CPI da Pedofilia pode entrar com ação penal contra o Google

Da ABr - Brasília
Diário de Ciuabá

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia pode pedir instauração de ação penal contra o Google no Brasil caso os representantes do site de busca não assinem o termo de ajustamento de conduta para repassar informações sobre acusados de cometer crime de pedofilia pela internet.

O relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou que se houver recusa da empresa em conceder tais dados, ao Ministério Público, à Polícia Federal e à própria CPI, pode pedir ao Ministério da Justiça que impeça as atividades da empresa no Brasil.

Demóstenes explicou que o Ministério Público e a Polícia Federal acusam o Google de descumprir um acordo para a assinatura do termo de ajustamento de conduta, o que pode significar condescendência da empresa com as atitudes dos suspeitos.

"Podemos sugerir primeiro uma ação penal para verificar se realmente o Google está acobertando criminosos como afirma o MP e a PF. Segundo, se houver recusa em cumprir a legislação brasileira, que as autoridades competentes – à frente o Ministério da Justiça – tomem providência para que o Google deixe de operar no Brasil", disse.

Para averiguar as versões apresentadas pelo Ministério Público e pelo Google, que atribui a não-assinatura do termo ao excesso de exigências feito pelos investigadores, a CPI aprovou a convocação dos representantes do MP, da ONG SaferNet (que monitora conteúdos impróprios na internet) e do Google no Brasil. "O Google não quer fornecer os dados alegando que isso fere a privacidade de seus clientes", disse Demóstenes.

A CPI aprovou ainda 14 requerimentos de convocação e convite para depoimentos. Todos relacionados às investigações da Operação Arcanjo, da Polícia Federal, que, em Roraima, prendeu diversas autoridades acusadas de envolvimento com pedofilia. Entre os presos, estavam o procurador-geral do estado, Luciano Queiroz.

A Operação Arcanjo foi realizada com apoio do Ministério Público de Roraima e do Conselho Tutelar de Boa Vista, e revelou um esquema que explorava sexualmente meninas com idade entre seis e 14 anos, e que contava com a participação de autoridades, servidores públicos e empresários de Roraima.

CPIS / Pedofilia

Aprovada quebra de sigilo de 23 páginas do UOL
Agência Senado

Foi aprovado nesta quinta-feira (26) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia requerimento de transferência de sigilo telemático referente a conteúdo e a registro de acesso de usuários de 23 páginas mantidas no provedor Universo On Line (UOL). Também devem ser enviados à CPI os dados cadastrais e de identificação dos usuários das páginas.

Na mesma reunião, foi acolhido requerimento de pedido de transferência à CPI de informações referentes a todas as denúncias registradas em 2008 pela organização SaferNet sobre a existência de material de conteúdo pedófilo em álbuns do Orkut, site de relacionamento do Google.

Os senadores da CPI aprovaram também pedido de informações a empresas provedoras de acesso à Internet sobre usuários identificados em denúncia de pedofilia. Foram requisitados dados à Brasil Telecom, NET e UOL, entre outras. As empresas terão cinco dias úteis para fornecer as informações solicitadas.

Projetos

Na presidência da reunião desta quinta-feira, o senador Magno Malta (PR-ES) anunciou que o colegiado deverá votar na próxima semana projetos de lei que alteram o Estatuto da Criança e do Adolescente para aumentar a pena para crimes de exploração sexual e para criminalizar a conduta daquele que pratica sexo com criança e adolescente. Também deve ser votado projeto que prevê a perda dos bens dos proprietários de hotéis e restaurantes que abriguem a prática de prostituição de menores.

O colegiado também deverá examinar projeto que altera o Código Penal para acrescentar como crimes qualificados o estupro e o atentado violento ao pudor, aumentando a pena quando praticados contra criança.

- São projetos que transformam em crime hediondo a violência contra crianças e que estão sendo finalizados, para serem colocados em votação na próxima semana - explicou o relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Iara Guimarães Altafin / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Naomi Campbell é barrada de show de Mandela

Naomi Campbell é barrada de show de Mandela, mas comparece ao jantar

Da Ansa
por Patrizio Nissirio

UOL Celebridades

AP

Naomi Campbell, que foi barrada do show doa 27/6, chega para o jantar dos 90 anos de Nelson Mandela

Naomi Campbell, que foi barrada do show doa 27/6, chega para o jantar dos 90 anos de Nelson Mandela

LONDRES, 26 JUN - Um grande show de quase 5 horas para festejar os 90 anos de Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz, líder na luta contra o apartheid na África do Sul, símbolo vivo da defesa dos direitos humanos, acontecerá amanhã no Hyde Park, em Londres.

Entre as estrelas da música anunciadas estão: Queen, Leona Lewis, Razorlight, Zucchero, Amy Winehouse, Sugarbabes, Simple Minds, Annie Lennox, Jamelia. Foi confirmada a presença dos atores norte-americanos Robert De Niro, Forest Whitaker e Will Smith, e de um grande número de artistas sul-africanos.

Não estará presente Naomi Campbell, muito próxima a Mandela, a quem chama de "vovô", e ativa na campanha contra a Aids. A modelo foi retirada da lista de VIPs que vão subir ao palco para apresentar os músicos, por causa de sua recente condenação por ter agredido funcionários da British Airlines e policiais no aeroporto internacional de Londres, há algumas semanas.

Fontes da organização divulgam que a top model foi excluída, com o consenso de Mandela, porque um comportamento agressivo do gênero não combina com quem deveria representar uma causa beneficente (quando foi presa, Naomi estava usando um boné com a inscrição "46664", número de Mandela quando esteve preso por 27 anos em Robben Island, na África do Sul).

O nome do grande show e o número de ingressos vendidos é exatamente 46664, que agora é o nome da campanha de Mandela contra a Aids, para a qual a será doada a renda do show.

O evento no Hyde Park chega 20 anos depois do lendário Free Nelson Mandela, show no estádio de Wembley, realizado na ocasião do 70º aniversário do líder sul-africano, que pediu em alto e bom som a sua liberdade e o fim da segregação racial na África do Sul. O prisioneiro 46664 seria libertado somente em 1990, e em 1994 se tornaria o primeiro presidente negro da África do Sul.

Mandela, que na verdade faz aniversário no dia 18 de julho, foi festejado ontem em um jantar que reuniu um número impressionante de celebridades internacionais, no qual foram recolhidos fundos para a luta contra a Aids.

Do premier britânico Gordon Brown, ao ex-presidente dos EUA Bill Clinton, da própria Naomi Campbell à rainha da televisão americana, Oprah Winfrey. Além de Will Smith, Emma Thompson, Bob Gedolf, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, Pierce Brosnan, Uma Thurman, Elton John, Neil Diamond, Kim Cattrall e Robert De Niro.

Durante o jantar, Mandela, após um longo silêncio, finalmente fez menção à dramática situação do Zimbábue, como ansiavam seus hóspedes britânicos, que pedem severidade com o presidente Robert Mugabe. Mesmo sem mencionar o nome do chefe de estado, em um discurso dedicado às crises internacionais, o ex-presidente sul-africano falou de um "trágico falimento das lideranças" naquele país.

Age e Olla a favor do Dia do Sexo

Age e Olla a favor do Dia do Sexo

Age e Olla a favor do Dia do Sexo

A Age lança nesta semana uma campanha nacional - liderada pelo seu cliente Olla - a favor da criação do Dia do Sexo, nacional e mundialmente, no dia 6 de setembro.

Para isso a agência criou uma manifesto onde declara: "Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados. Em meio a tantas datas comemorativas no nosso calendário oficial, por que não criarmos um dia em homenagem àquilo que deu origem a tudo: o sexo?". O texto pode ser lido na íntegra pelo site da campanha, onde os internautas também poderão manifestar seu apoio à causa.

O plano de mídia engloba comerciais, anúncios, ações na internet e panfletos. A criação é de Paulo Pretti, Henrique Mattos e Rodrigo da Mata, com direção de Carlos Domingos e Pretti.


MANIFESTO AO DIA DO SEXO
http://www.diadosexo.com.br/
DIA DAS MÃES, DIA DOS PAIS, DIA DAS CRIANÇAS, DIA DOS NAMORADOS.
EM MEIO A TANTAS DATAS COMEMORATIVAS NO NOSSO
CALENDÁRIO OFICIAL, POR QUE NÃO CRIARMOS UM DIA
EM HOMENAGEM ÀQUILO QUE DEU ORIGEM A TUDO: O SEXO?

PENSE BEM. GRAÇAS A ELE VOCÊ EXISTE, SUA FAMÍLIA EXISTE,
A HUMANIDADE INTEIRA EXISTE. O SEXO ESTÁ PRESENTE EM TUDO,
DESDE A LITERATURA, ARTE E MODA, ATÉ A BÍBLIA.

SEXO É MÚSICA. SEXO É DANÇA. SEXO É MUITO MAIS QUE UM ATO.
ELE É PRAZER, AMOR, VIDA. E É POR ESTA IMPORTÂNCIA
QUE NÓS ESTAMOS PROPONDO A CRIAÇÃO DO DIA DO SEXO.

UM DIA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA DISCUTIR ABERTAMENTE O ASSUNTO. MOSTRAR O SEU LADO POSITIVO. QUEBRAR TABUS. ACABAR COM PRECONCEITOS. DISSEMINAR O SEXO SEGURO. E, É CLARO, FAZER SEXO.

POR ESTAS RAZÕES, ACREDITAMOS QUE O DIA DO SEXO
SEJA ESSENCIAL NO CALENDÁRIO OFICIAL DO BRASIL.
E PEDIMOS O SEU APOIO PARA ESTA INICIATIVA.

Família Doriana volta mais real

Família Doriana volta mais real

Ação tem cenários mais realistas e aborda problemas do dia-a-dia dos consumidores

Adriano Conter

Família Doriana volta mais real

Há três anos fora da mídia, a margarina Doriana volta a aparecer a partir desta segunda-feira, 23, com teaser desenvolvido pela agência BorghiErh/Lowe. Essa será a primeira ação feita para a marca desde que ela foi assumida pela Perdigão, em julho de 2007. Daqui a dois dias estréiam outras quatro peças que completam a comunicação. O plano de mídia abrange tanto canais abertos quanto fechados.

Depois do teaser, a segunda fase (que iniciará dia 25), apesar de ainda valorizar a família tomando café da manhã, tentará uma abordagem diferente daquela feita pela antiga dona até 2006, a Unilever. As personagens e os cenários serão mais reais, em contraposição à perfeição dos filmes anteriores. Além disso, José Henrique Borghi, sócio-diretor da agência e responsável pela criação da campanha, garante que os roteiros não esquecem dos problemas da atualidade, como a falta de tempo para reunir os parentes, a rebeldia do filho e o atraso do marido que chega da happy hour.

Mesmo sob um ângulo mais realista, os novos comerciais continuam valorizando o bom humor. Segundo Borghi, a intenção é levar ao consumidor uma proposta de união familiar em tempos difíceis. "Deixaremos nossas intenções bem claras no primeiro momento da campanha, no qual fazemos uma espécie de manifesto", explica.

Ao todo, a ação deve durar seis meses. Apesar de não revelar valores, Guilherme Chueiri, gerente de produto da Perdigão, diz que o investimento na marca é alto e deve ser constante a partir de agora. "Não ficaremos mais três anos sem anúncios", afirma. Pare ele, o segmento é muito competitivo e exige envolvimento com o consumidor.

Esse envolvimento pode ser percebido nos próprios comercias: a filmagem privilegia closes e os atores foram escolhidos para se parecer com as famílias brasileiras. "Esforçamos-nos para fugir do clichê", diz Borghi. Atenção especial também foi dada às cozinhas onde foram feitas as filmagens, já que os ambientes são reais em vez de construídos em estúdio.

De acordo com a Perdigão, o público-alvo que norteou a construção dessa campanha é composto por mulheres com mais de 25 anos. Todavia, Borghi acredita que os temas são simples e divertidos o suficiente para chegar além do público primário.

A criação é de José Henrique Borghi, Pedro Corbett e Piu Afonseca, com direção de criação de José Henrique Borghi, Erh Ray e Edgard Gianesi. A produtora é a Sentimental Filmes , com direção de cena Mauricio Guimarães e Luciano Zuffo.

Realtime 24/06/2008 12:15A Doriana, da Perdigão, ausente da mídia há quase três anos, retoma sua comunicação em uma campanha criada pela BorghiErh/Lowe. A ação é composta por quatro filmes – “Manifesto”, “Tatuagem”, “Cabelo” e “Água” – de 30 segundos, que começam a ser veiculados a partir desta semana, e peças de mídia impressa e materiais de ponto-de-venda. O filme “Manifesto”, primeiro a ser veiculado, é mais estratégico e apresentará o conceito da nova comunicação da marca, que busca retomar a importância do café da manhã no dia-a-dia da família e mostrar que é um excelente momento para divertir, emocionar e unir a todos, além de deixar a vida em família muito mais gostosa. A assinatura reforça: “Doriana. Por um café da manhã mais feliz”. O comercial chama, ainda, a atenção para os assuntos relatados nos próximos comerciais que vão revelar diálogos e situações reais e comuns a qualquer família brasileira.




Ficha técnica
Direção de criação: José Henrique Borghi, Erh Ray e Edgard Gianesi
Criação: José Henrique Borghi, Pedro Corbett e Piu Afonseca
Atendimento: Priscilla Carvalho, Viviane Moura e Tazio Muraro
Produtora: Sentimental Filmes
Direção de cena: Mauricio Guimarães e Luciano Zuffo
Produtora de som: AD Música
Fotografia: Joel Lopes
Finalização: Casablanca
Montagem: Marcio Canella
Produção de RTVC: Marcia Coelho e Debora Souza
Produção: Equipe Sentimental
Mídia: Rosana Ribeiro, Flavio Franco e Vanuza Gonçalves
Aprovação pelo cliente: José Antonio Fay, Eric Michel Boutaud, Guilherme Chueiri e Larissa Santos